5 motivos para você começar a pedalar hoje

5 motivos para você começar a pedalar hoje mesmo. Além de melhorar sua saúde, pedalar vai te deixar mais feliz

(Foto: Getty Images)

Para muitos, pedalar por longas horas a fio, todos os dias, parece um sonho distante. Mas calma, você não precisa achar que pedalar é somente passar longos horas em cima da bike. Pedalar diariamente não só é muito viável à maioria das pessoas, como também traz excelentes ganhos à saúde. A seguir, listamos 5 benefícios que você vai colher ao começar a pedalar todos os dias.

Nota: caso não se sinta preparado para começar a pedalar todos os dias, tente completar uma sequência de desafios menores – é mais fácil começar um hábito conquistando pequenos objetivos.

  1. No caminho da felicidade

(Foto: pexels.com)

Por ser também um meio de locomoção, o ciclismo pode ser mais facilmente integrado à rotina do que exercícios de ginástica, por exemplo. Em Portland, 60% dos ciclistas pedalam duas horas e meia por semana, sendo que grande parte disso são pedais curtos de deslocamento. Se o seu trajeto para o trabalho for muito longo, experimente dividi-lo com o trem, metrô ou ônibus, deixando a bicicleta em um estacionamento ou bicicletário seguro – ou então invista em uma bicicleta elétrica.

Começar a pedalar vai fazer com que você se exercite e viva com mais saúde. Já foi provado, inclusive, que mulheres que se deslocam andando ou pedalando por pelo menos 30 minutos por dia têm menos risco de desenvolver câncer der mama.

  1. Faz bem para a cabeça

(Foto: pexels.com)

Começar a pedalar diariamente aumenta a energia e diminui a fadiga. Um único exercício de 30 minutos também melhora o tempo de resposta, a memória e o pensamento criativo.

Leia também: Fique em paz com a balança

  1. Começar a pedalar vai melhorar o sexo

(Foto: pexels.com)

A saúde mental também melhora a confiança. Homens que se exercitam 6 ou 7 dias por semana têm vontade de fazer sexo acima da média – muito acima. Mulheres também relataram aumentos, apesar de sutis.

  1. Junta a fome com a vontade de comer (sem peso na consciência)

(Foto: pexels.com)

Se você mantém uma rotina de pedal, você pode comer um pouco mais e, ainda assim, manter o seu peso ideal. Andar de bicicleta todos os dias pode ajudá-lo a relaxar um pouco a dieta. Uma pesquisa mostrou que se exercitar diariamente é um meio de queimar calorias excedentes, além de compensar os efeitos nocivos de açúcar no sangue e alterações metabólicas insalubres. Quando usamos nossos músculos, eles se tornam capazes de quebrar carboidratos e gorduras armazenadas.

  1. Você vai viver mais

(Foto: pexels.com)

Pedalar diariamente o tornará uma pessoa mais saudável e feliz, além de prolongar o tempo que você vai se sentir assim. Um estudo feito na Noruega revelou que apenas 30 minutos de exercícios diários resultaram em homens vivendo até cinco anos mais, comparado aos que não praticavam nenhuma atividade física. Detalhe: esses homens eram idosos, entre 70 e 80 anos.

Outro estudo mostrou que apenas 15 minutos de exercícios diários significavam um aumento de três anos na expectativa de vida. Nenhuma dessas pessoas era jovem, nem incrivelmente atlética. Portanto, nunca é tarde demais para começar.