8 dicas para você começar – e evoluir – no mountain bike

Começar a pedalar pelas trilhas é bem mais simples do que parece. Siga estas recomendações

(Foto: Getty Images)

Praticamente todos nós nos lembramos da primeira vez que pedalamos de  mountain bike. Se você não se lembra, é provável que este momento ainda não tenha acontecido na sua vida. Mas nunca é tarde.

Pegar trilhas, cruzar rios, pedalar sobre pedras, troncos, raízes, é muito divertido, mas também pode ser aterrorizante às vezes. Por isso separamos a seguir algumas dicas que vão facilitar a sua vida, seja você um ciclista que já pedala de mountain bike, mas que ainda tem medo, seja você alguém que está querendo começar nessa modalidade apaixonante.

Leia também: As 5 melhores MTBs hardtail de 2018

  1. Solte-se

    (Foto: Jeffrey Greenberg/UIG via Getty Images)

Ao invés de lutar com sua bike nos trechos técnicos, simplesmente deixe ela rolar. Isso significa deixar o corpo solto em cima da bike, quase em completa inércia. Flexione os braços, saia do selim e deixe as pernas funcionarem como amortecedores. Você vai vencer obstáculos com muito mais facilidade dessa forma.

  1. Mantenha o ímpeto

Manter a velocidade ou até acelerar quando você estiver passando por trechos difíceis é melhor do que tentar frear. Isso porque a bike precisa de impulso para continuar avançando.

  1. Mude o dentro de gravidade

Mountain bike é quase sinônimo de “inclinação íngreme”. E você tem que saber lidar com isso para o pedal ficar mais leve. Ao subir, incline o corpo para frente, mas mantenha o centro de gravidade sobre a roda traseira para manter a tração. Quando a trilha descer, faça o contrário. Desloque seu corpo para trás do selim, sobre a roda traseira.

(Foto: Getty Images)
  1. É mountain bike: freie com cautela

Você pode querer frear com força, mas resista a essa tentação. Freios de mountain bike geralmente são bons o suficiente para serem acionados com apenas um ou (no máximo) dois dedos. Se for entrar em um curva muito fechada, jamais recorra ao freio dianteiro. Isso o levará ao chão. Use o traseiro, que no máximo vai fazer você dar uma derrapada, mas ainda assim se manterá em cima da bike.

Leia também: Aprenda a pedalar de sapatilha

  1. Aprenda a usar o câmbio

Treine até ficar algo natural saber o que cada botão dos passadores de marchas vão fazer com o pedal, deixando-o mais leve ou mais pesado. Uma das regras para se dar bem no mountain bike é manter o ritmo, antecipando as mudanças de terreno com as trocas certas de marcha.

  1. Não se esqueça da suspensão

    (Foto: Julian Finney/Getty Images)

Suspensões – no garfo dianteiro ou no quadro (traseira) – são invenções que transformaram o mountain bike para melhor; e que a cada ano ficam mais tecnológicas. Mas você deve travá-las nas subidas e nas retas para não perder velocidade, e soltá-las nas descidas. Com o tempo, você também vai perceber que a força do rebote da suspensão é importante.

  1. Olhe para onde você vai

É quase uma regra: sua bicicleta vai sempre para onde seus olhos estão mirando. Endireite a cabeça e tente olhar o mais longe possível, usando sua visão periférica para ficar atento ao obstáculos imediatamente à frente. Um capacete específico para mountain bike também é importante.

  1. Aprenda o básico, mas carregue mais que o necessário

Saber como consertar uma corrente ou trocar um pneu é fundamental para você sair da trilha pedalando se algo der errado. O Youtube ou a loja de bikes mais perto da sua casa poderão ajudá-lo com isso. Ao encarar uma trilha nova, leve comida e água extra, além de ferramentas, câmera sobressalente e bomba de encher pneu. Você vai se sentir mais relaxado dessa forma, e sempre pronto para se divertir mais.