8 passos para começar a pedalar clipado

Está chegando agora ao mundo dos clipados? Bem-vindo! para te ajudar, eis alguns passos básicos para você dominar as sapatilhas

Bem-vindo ao mundo do pedal clipado! Foto: Shutterstock

Pedalar clipado ainda significa o pesadelo para alguns ciclistas. Uns pensam que, caso haja algum desequilíbrio, o tombo será mais feio, enroscado na bike. Mas o fato é que 100% dos ciclistas que começam a pedalar clipado não voltam atrás. Portanto, basta seguir essas dicas a seguir para você perceber que o pedal clipado, com sapatilhas, vai fazer seus treinos e provas renderem muito mais, além de ajudar a prevenir lesões.

Por Bruno Romano

1. Pesquise

Informe-se com sua comunidade de ciclismo local e experimente nas lojas de bike da redondeza os modelos disponíveis.

2. Faça um bike fit

O encaixe correto vai alinhar seu corpo com o equipamento, melhorando a performance e prevenindo lesões.

3. Ganhe confiança

Treine o “clipar” (pressionando o pé sobre o encaixe) e o “desclipar” (rotacionando a parte traseira do pé para fora) com a bike estática e o apoio de uma parede.

4. Procure um lugar seguro

Antes de mostrar sua novidade para os amigos ou se embrenhar em um pelotão, pratique em um local tranquilo, sem muita gente ou veículos por perto.

5. Melhore a técnica

A partir de agora, toda energia será aproveitada, incluindo o retorno da pedalada; realize “círculos” completos de cada pedalada fazendo força.

6. Siga o fluxo

É mais difícil clipar com a bike muito devagar, por isso tente aproveitar o embalo inicial; da mesma forma, será mais fácil desclipar com as rodas girando do que com a bike quase parando.

7. Escute os taquinhos

Você logo vai se familiarizar com o som dos tacos se encaixando e saindo dos pedais; tenha certeza de que completou os movimentos para evitar tombos bobos

8. Faça sua escolha para pedalar clipado

Confira algumas de nossas sugestões de sapatilhas masculinas e femininas.

(Matéria originalmente publicada na edição #11 da revista Bicycling, de julho/agosto de 2017)