A cidade onde a cerveja é grátis para quem anda de bicicleta

Em Bolonha, na Itália, agora você pedala, soma pontos e depois pode trocar por cerveja

Cerveja depois de um pedal, que tal? (Foto: Getty Images)

Em Bolonha, Itália, uma “medida verde” anti-poluição curiosa foi criada para encorajar as pessoas a deixarem o carro em casa. Lá, pelo menos a cerveja é grátis para quem pedala.

Como a cerveja é grátis se você usar a bicicleta

Nessa cidade, trocar o veículo automotivo pela bicicleta — ou por andar a pé, ou utilizar o transporte público — é algo que vem sendo motivado pelo app Bella Mossa, (Bela Mudança, em italiano)

O projeto é do urbanista Marco Amadori, que teve a ideia em 2017, pensando em uma maneira de deixar o transporte sustentável mais atraente.

Como trocar quilômetros por cerveja

O primeiro passo é baixar o app BetterPoints. Depois é só logar sua “viagem verde”. Em seguida, você poderá trocar os quilômetros pedalados pela recompensa: cerveja — ou outros servições disponíveis no app.

Leia também: 

“Pela primeira vez fomos capazes de envolver todas as pessoas neste esquema de transporte sustentável”, disse Marco à BBC. “Muitos verão a possibilidade de trocar o carro pela bicicleta”, completa.

Assim, os cidadãos ganham grandes descontos na hora de tomar cerveja e ir ao cinema –além dos outros serviços disponibilizados graças ao “bom comportamento”. Mais de 100 locais em Bolonha assinaram o acordo com o aplicativo, e agora as pessoas competem para saber quem consegue somar mais pontos.

“O sistema não é baseado na distância que você percorre”, explica  Marco, “mas sim em uma única viagem. Mesmo em pequenas distâncias, como as de 1 km, é importante que você faça de um jeito sustentável.”

Um rastreador GPS garante que as pessoas não trapaceiem o app, que também mostra a quantidade de carbono que você salvou em seus deslocamentos. Você pode incluir até quatro viagens por dia. Então deve continuar usando várias vezes para colher as recompensas.

Oito viagens, por exemplo, garantem um sorvete.

Se isso está fazendo a diferença? No ano passado, o Bella Mossa registrou 3,7 milhões de quilômetros de deslocamentos sustentáveis só em Bolonha! E mais 16 mil vouchers foram retribuídos por isso.

Lembrando que Bolonha é considerada uma das capitais mundiais da gastronomia! Hum, uma iniciativa que poderia ser copiada no mundo inteiro.

(Via BBC News)