A cidade onde crianças ganham bicicleta quando ajudam um parente a parar de fumar

 Veja como o prefeito de Kilis, cidade turca na fronteira com a Síria, está lutando para que o lugar se torne mais agradável

"Stop smoking para eu ganhar uma bike" (Foto: Getty Images)

Crianças ganham bicicleta — Em Kilis, cidade na Turquia próximo à fronteira com a Síria, as crianças que ajudam um parente a parar de fumar ganham uma bicicleta.

A iniciativa partiu do prefeito de Kilis, Hasan Kara, que tem feito o possível para que a cidade não seja vista simplesmente como um campo de refugiados de guerra.

Há sete anos, quando eclodiu a Guerra civil na Síria, Kilis se tornou um lugar procurado pelos sírios em busca de abrigo.

– A cidade onde a cerveja é grátis para quem anda de bicicleta

A população de sírios hoje é maior do que o número de habitantes locais turcos, e há um fluxo constante de motos e scooters, além de carros, pelas ruas.

Atualmente a cidade não é lá muito propícia ao pedal, mas os líderes locais querem mudar essa realidade. Para isso, além de construírem ciclovias, estão doando bicicletas às crianças que cumprirem uma meta cívica.

O prefeito quer que Kilis volte a ser uma área “saudavelmente habitável”.

Crianças ganham bicicleta se…

Para ganhar uma bike, as crianças devem cumprir três tarefas: devem ajudar um parente a parar de fumar, ter notas boas na escola e prometer pedalar uma hora por dia.

“Já distribuímos 4 mil bicicletas”, relatou o prefeito ao site do The Guardian. “E a nossa missão agora é entregar pelo menos 15 mil.”

Uma bela iniciativa: além de diminuir o número de fumantes da cidade, a bicicleta já ajuda as crianças de Killis a irem e voltarem da escola.