A primeira bike de carbono feita por impressão 3D

A Arevo, um empresa norte-americana, quer deixar a fabricação de quadros de fibra de carbono mais acessível

Já sabemos que quadros de fibra de carbono são a última aposta das marcas em matéria de tecnologia. Mas o preço e o controle de qualidade ainda impedem que esse material seja aplicado em larga escala. Mas agora uma empresa norte-americana quer mudar essa realidade através da impressão 3D. Isso mesmo, uma bike produzida através de impressão 3D.

A Arevo apresentou recentemente a primeira bike de fibra de carbono do mundo feita através de impressão 3D. Embora ainda seja mais um daqueles protótipos, a empresa garante que pretende avançar nos testes para começar a fabricar o modelo. “Provavelmente no mês que vem estaremos na Eurobike, na Alemanha, com um parceiro em potencial”, disse Jim Miller, CEO da Arevo.

Processo de impressão 3D

O processo de fabricação da Arevo se difere, principalmente, na técnica e nos materiais de construção. Em vez de um molde, é utilizado um braço robótico que orienta os filamentos de fibra de carbono de modo contínuo.

A resina também é outra, incluindo um termoplástico (PEEK) de alta tenacidade e que é bastante utilizado em peças industriais. A facilidade de construção pode permitir que marcas menores testem e invistam em seus próprios designs de fibra de carbono. Sem contar que o processo robótico diminui drasticamente a variabilidade entre os produtos finais.

Jim Miller disse que está otimista em relação ao bom desempenho desta bike da Arevo, mas que seu foco são as bikes utilitárias. “Bicicletas de alta performance podem ser uma de nossas aplicações, mas não de imediato”, explicou.

No entanto, a grande vantagem continua sendo a customização: qualquer pessoa poderia ter uma bicicleta construída com suas medias exatas em apenas oito dias, ao invés de oito meses.

Para Miller, a escolha da bicicleta tem a ver com “despertar a motivação nas pessoas (lê-se investidores)“. “Nada captura mais a imaginação do que uma bicicleta”, disse.