Alô ciclistas: aprendam a depilar as pernas como um pró!

Mas por que essa tradição de se depilar? Por que homens de lycra e pernas depiladas?

As pernas depiladas de Adam YATES (GBR) (Foto: Tim de Waele/Corbis via Getty Images)

Quem nunca alguém como nós, que ama ciclismo, ficou idolatrando os ciclistas profissionais, com suas pernas magras e esculpidas? Essas pernas que simbolizam aptidão, sofrimento, sacrifício, liberdade, brio e vitória. E elas se apresentam na estética única do ciclista: estão sempre depiladas. Mas por que depilar as pernas?

Seria difícil hoje encontrar um ciclista de estrada profissional com pernas peludas no pelotão (além de Peter Sagan, de vez em quando), e essa tendência chega às multidões amadoras – aos guerreiros de fim de semana bem menos competitivos que estão entre nós.

>> As pernas dos ciclistas do Tour de France

Mas por que essa tradição de se depilar? Por que homens de lycra e pernas depiladas?

Em seu blog, o construtor de quadros e historiador de ciclismo, Dave Moulton, escreve que os ciclistas competidores raspam as pernas por pelo menos há 100 anos, e supõe que a prática antecede a adoção do mesmo costume por mulheres ocidentais (que se acredita que tenha começado no início do século 20).

Em um teste com o triatleta profissional Jesse Thomas, dados do túnel de vento da Specialized mostraram que pernas lisas “reduziram o arrasto em cerca de 7%, permitindo que Thomas exercesse 15 watts a menos e ainda seguisse a mesma velocidade”. O que isso significa na estrada? Uma economia de 79 segundos em um time trial de 49 km – o que definitivamente não é nada.

Quanto aos outros motivos, o ciclista profissional Alex Howes confirma que a estética está no topo da lista (todos estão fazendo isso!), seguido de massagem – especialmente para os pilotos do Grand Tour, que recebem cerca de 25 massagens por mês.

No entanto, raspar as pernas é muitas vezes uma tarefa árdua. Em pequenos chuveiros e banheiros, nos esforçamos para nos curvar para alcançar os tornozelos, escorregando, cortando e sangrando. Mesmo para um profissional, que por necessidade repete o processo com frequência, o barbear das pernas exige paciência e atenção. E um barbear deixa uma sujeira de pelos no banheiro todo.

Para te ajudar a depilar as pernas, passamos a seguir os prós e os contras de cada método de depilação/barbear.

LÂMINA DE BARBEAR
depilar as pernas
depilar as pernas

Prós: Para raspar as pernas, uma navalha de mulher é melhor: ela é projetada para passar pelas curvas do corpo (ou seja, pernas), enquanto os barbeadores de homem são projetados para os ângulos mais precisos do rosto. Prefira as navalhas de três a cinco lâminas e uma faixa hidratante para obter o barbear mais rente e com o mínimo de queimaduras.

Contras: Lâminas de barbear, especialmente ao raspar partes grandes do corpo como as pernas, têm uma vida útil curta, então você pode gastar várias lâminas descartáveis ​​ao longo da temporada (especialmente se você tiver pelos grossos).

FOLHAS DE CERA
depilar as pernas
depilar as pernas

Prós: A cera é uma das maneiras menos praticadas para remover os pelos da perna. Mas é por remover os pelos direto da raiz (em vez de cortá-los ao meio como uma navalha), que é muito eficaz e mantém as pernas macias por mais tempo. Cada pelo cresce em ciclos, então, quanto mais tempo você deixar crescer, mais fácil (e menos doloroso) fica, já que aparentemente há menos pelos que crescem com o passar do tempo. Dica profissional: aqueça-as rapidamente utilizando um secador de cabelo.

Contras: A depilação não pode ser feita com muita regularidade – para que a cera seja eficaz, seu pelo precisa estar comprido o suficiente. O método também pode causar irritação e ser doloroso no início.

CREME DE DEPILAÇÃO
depilar as pernas

Prós: Os cremes para remoção de pelos são uma maneira muito eficaz: mínimo de tempo e esforço. Eles também não te deixam com queimaduras ou cortes, são muito mais fáceis de lidar do que a depilação, e vêm em uma variedade de fórmulas que podem ser compradas na maioria das farmácias.

Contras: É importante certificar-se de que sua pele não tem arranhões quando você usa cremes de depilação, já que o ingrediente ativo é sempre uma substância química. Também requer que o pelo e a pele sejam umedecidos antes de usar e, se deixado por muito tempo, podem irritar ou queimar a pele. Sem contar que o cheiro costuma ser bem forte.

BARBEADOR ELÉTRICO
depilar as pernas

Prós: máquinas de barbear elétricas são convenientes, resistem ao teste do tempo, e as variedades sem fio permitem que você se depile onde quer que esteja.

Contras: barbeadores elétricos, obviamente, exigem carga, então você precisa ter certeza que está carregado se você estiver viajando ou não tem acesso a uma tomada. Eles também podem ser barulhentos, dependendo do modelo. O barbear também não é tão próximo como o de uma navalha. Além disso, são equipamentos caros (até mesmo peças de substituição são caras).