As 5 melhores subidas para pedalar na Colômbia

Prepare as pernas! É um país cheio de montanhas maravilhosas para pedalar, não à toa forjou ciclistas como o colombiano Nairo Quintana

Foto: Gregg Bleakney

Está pensando em pedalar na Colômbia? Prepare as pernas! É um país cheio de montanhas maravilhosas para pedalar, não à toa forjou ciclistas como o colombiano Nairo Quintana, da Movistar Team.

1. ANTIGO PASSO LETRAS
Distância: 82,2 km
Desnível positivo: 3.719 metros
Altura máxima: 4.062 metros

Inclinação média: 5%
Trata-se de um caminho alternativo raramente percorrido por ciclistas entre Mariquita e Manizales que acaba com 40 km por estradas de terra de alta altitude. O Letras convencional tem quase a mesma distância e altitude porém é inteiramente asfaltado.

2 ALTO EL LIMONAR
Distância: 8,5 km
Desnível positivo: 1.094 metros
Altura máxima: 2.490 metros
Inclinação média: 13%
Há escaladas mais inclinadas e mais curtas, entretanto esse paredão no norte de Medellín talvez seja a mais significativa, com muitos tops prolongados de mais de 20% de inclinação e alguns trechos de mais de 30%

3 – EL SOTE DESDE MONIQUIRA (TAMBÉM CONHECIDA COMO DANGER CANYON)
Distância: 43,7 km
Desnível positivo: 1.428 metros
Altura máxima: 3.108 metros

Inclinação média: 5%
Subindo por um silencioso cânion de pedra calcária, essa estrada está praticamente esquecida, é pouco transitada e ascende com uma inclinação constante. Termina bem em cima da aldeia de Quintana.

4 – ALTO DE CARAMANTA
Distância: 33,4 km
Desnível positivo: 1.444 metros
Altura máxima: 2.106 metros

Inclinação média: 4%
O que essa escalada na Antioquia não tem em inclinação e desnível, ela compensa com a paisagem, que ziguezagueia a partir do rio Cauca, por plantações de café do interior, até as exóticas praças de tijolos da aldeia de Caramanta.

5 – PASSO MATARREDONDA
Distância: 43,7 km
Desnível positivo: 1.428 metros
Altura máxima: 3.108 metros
Inclinação média: 5%
Você pode escalar esse passo pelas colinas do leste de Bogotá, mas a rota oeste a partir da cidade de La Unión é mais longa e selvagem, com curvas fechadas arrebatadoras e desfiladeiros.

COMPARTILHAR