LeBron James está usando a bicicleta para ajudar crianças

Astro da NBA acredita que a bicicleta pode ser um instrumento para tirar crianças de situação de risco

Lebron James em pedal com as crianças de sua Fundação em Akron (Foto: AP)
Por Heather Mayer Irvine, da Bicycling USA

Superstar do basquete, o norte-americano LeBron James lançou nesta semana o programa I Promise School (Eu prometo escola). Realizado em conjunto com o conselho escolar de Akron, o projeto prevê uma escola destinada às crianças em situação de risco – que estão lutando na sala de aula e em casa.

E quais as principais iniciativas? Cada um dos 240 alunos receberá uma bicicleta e um capacete.

Não é a primeira vez que LeBron oferece bicicletas para crianças. Sua fundação, a LeBron James Family, tornou as bicicletas um marco de suas principais ações. E isso é, em grande parte, por conta do que a bicicleta significou para o atleta quando ele era apenas uma criança em Akron, sua cidade natal, no estado de Ohio: a bike possibilitava uma fuga.

A bike para Lebron James

“A bike de LeBron deu-lhe a mobilidade de que precisava para chegar a lugares seguros depois da escola, como quadras de basquete e centros comunitários,” disse Michele Campbell, diretora-executiva da Fundação LeBron James Family à Bicycling.com por e-mail. “Essas duas rodas deram a ele o acesso a oportunidades e recursos que ele não poderia ter conseguido de outra maneira.”

Leia também: 5 frases de Mandela explicadas pelo ciclismo

Em 2008, em um dos primeiros esforços da fundação em Akron, LeBron participou de um “pedal de caridade”, em que foi às ruas com estudantes e famílias. Mas isso foi apenas o começo de tudo, disse Campbell.

“LeBron sabia que ele poderia fazer mais”, garantiu ela.

Assim, em 2011, ele lançou um programa chamado Wheels for Education, no qual cada nova classe de alunos da terceira série recebia uma nova bicicleta e um capacete. Esse programa então evoluiu para o I Promise School.

“É importante para LeBron que seus alunos recebam bicicletas, porque ele sabe o quanto ela foi importante em sua vida. Sua família não tinha carro, portanto, se ele quisesse chegar a algum lugar, teria que andar ou pedalar”, disse Campbell. “A bicicleta permitiu que ele estivesse seguro. É esse proveito que LeBron espera que essas crianças tirem dessas bicicletas agora.”

Bike é saúde

Ter acesso a uma bicicleta é também uma boa maneira de permanecer em atividade, algo que LeBron James também defende com afinco.

Além disso, todos os estudantes do I Promise School receberão uma bicicleta e um capacete da marca Huffy. O programa também fez uma parceria com o Summit Cycling Center e o Bike Kitchen, localizado no centro de Akron, onde os alunos podem levar suas bicicletas para conserto e manutenção.

“Queremos ter certeza de que estamos pensando em tudo o que os alunos podem precisar para que possam se concentrar em seus estudos”, disse Campbell.

As bicicletas são apenas parte da iniciativa do I Promise School. A escola, cujas aulas começaram nesta semana, vai ter um ano letivo maior do que o normal, para focar em ajudar crianças que estão atrasadas na grade curricular. A escola também fornecerá serviços às famílias, como ajuda para colocação profissional e um posto de alimentos.