Menino cria bicicleta adaptada para levar o primo cadeirante

“Graças à essa bicicleta, agora podemos explorar novos lugares”, diz

Simon e Lisandro testando a bike que o aproximaram ainda mais

Esta história, de um garoto que ajudou a construir uma bicicleta adaptada para o primo, aconteceu em Laboulaye, na província de Córdoba, Argentina.

Simon, 10 anos, e Lisandro, 11, são primos que cresceram praticamente grudados. “Somos primos-irmãos”, dizem. A amizade entre eles é algo realmente incrível, como mostra o vídeo a seguir.

Eles estão sempre juntos, indo para todos os lugares. E foi justamente para expandirem os limites que Simon pensou em criar uma bicicleta adaptada, especial, que pudesse acomodar o primo, que é cadeirante por conta de uma deficiência física nos membros inferiores.

“Queríamos uma bicicleta para que pudéssemos ir juntos a qualquer lugar, sem depender de nossas mães”, diz Lisandro.

A história deles foi publicada pelo jornal argentino La Voz em julho, em celebração ao Dia do Amigo.

A bicicleta adaptada

A ideia saiu do papel graças a Ariel Birche, um serralheiro que mora naquela mesma cidade. Procurado pelos garotos para tirar a ideia do papel, Ariel então recorreu a projetos semelhantes na internet e em seguida visitou ferros-velhos para ter as peças de que precisava para construir a bicicleta especial.

Leia também: Como foi construída a bicicleta mais rápida do mundo

Segundo ele, o maior desafio foi adaptar um espaço ao lado da bicicleta que fosse acessível a uma cadeira de rodas e que, ainda assim, mantivesse a bicicleta estável para que Simon conseguisse pedalar com o primo embarcado no novo veículo.

O vídeo a seguir mostra que os garotos aprovaram a invenção. E agora eles estão mais felizes porque podem ir à praça, à escola e explorar novos lugares.