Bicicleta elétrica explode e ciclista, de 79 anos, escapa por pouco

O australiano Gary Ryan havia colocado um kit elétrico em sua Pinarello Dogma

E-bike de Gary: fibra de carbono derretida pelas chamas

Bicicleta elétrica explode: “A bicicleta pegou fogo e explodiu”, disse Gary Ryan, de 79 anos, depois de ver sua  bicicleta de estrada Pinarello tomada pelas chamas.

Gary estava pedalando pelas montanhas de Adelaide, Austrália, quando em uma subida sua Pinarello Dogma F8, adaptada com um motor elétrico, começou a pegar fogo. Então ele rapidamente se afastou.

Foi a sorte: em seguida a bicicleta explodiu, espalhando o fogo pela montanha. Um incêndio florestal foi rapidamente controlado, e Gary, que sofreu apenas queimaduras leves, foi encaminhado ao hospital.

A Pinarello fabrica e-bikes, mas a de Gary era adaptada

A Pinarello é uma famosa e conceituada marca italiana que também fabrica bikes de estrada elétricas. Mas a bicicleta de Gary era totalmente adaptada, com um motor elétrico no cubo traseiro.

Leia também: Testamos a elétrica da Tito Bikes

“O cara que fez esta adaptação disse que deve ter havido algum curto circuito”, disse Gary. Logo após o incêndio, os cilindros de CO2 de encher pneu que ele carregava também explodiram. “Eles saem como uma bala de fogo”, disse um dos amigos de Gary, alertando para mais um perigo que viveram.

Em entrevista a Forbes, o diretor da Pinarello na Grã-Bretanha, Richard Hemington, destacou o perigo de kits elétricos de baixa qualidade. “Além disso, a garantia e qualquer contrato de seguro serão anulados”, disse Richard.

Mas Gary tem mesmo é que agradecer por nada de grave ter acontecido com ele.

Não é comum bicicletas elétricas pegarem fogo, no entanto, este não é um caso inédito: as baterias de íons de lítios, utilizadas nas e-bikes, estão sujeitas a isso. Por isso, especialista recomendam que elas sejam recarregadas de dia, sob supervisão, e não à noite.

Veja a matéria produzida pela 9 News clicando AQUI.