Bicicleta salva a vida de homem atingido por um raio

Tudo leva a crer que os pneus amorteceram o choque, e só por isso ele sobreviveu

(Getty Images)

Tudo indica que Eliabe Nascimento Rodrigues, um homem de 26 anos, tenha sido salvo pela sua bicicleta. Isso mesmo: Eliabe pedalava pela Rodovia Leste Oste, em Cariacica (ES) quando foi atingido por um raio.

Segundo o médico que o atendeu, o pneu da bicicleta provavelmente suavizou a descarga elétrica recebida por Eliabe. Tanto que Joel Pereira, 42, que passava a pé ao lado de Eliabe naquele mesmo momento, não resistiu e morreu ainda no local.

Este acontecimento foi reportado pelo site Gazeta Online, que informou que Eliabe foi socorrido e levado ao Pronto Atendimento no bairro de Alto Lage, também em Cariacica, apresentando fortes dores de cabeça.

>> Como é ser atropelada de bike — e sobreviver

“A bicicleta evitou o contato mais forte, e por isso meu filho não morreu”, acredita Evaldo Rodrigues, pai de Eliabe.

Eliabe e Joel estavam próximos a um viaduto quando foram atingidos pelo raio. Segundo testemunhas, o tempo estava nublado, e os raios já haviam dado sinais.

Segundo o pai, Eliabe estava ainda com dor de cabeça e olhos vermelhos, mas está totalmente consciente.

Proteja-se das tempestades e dos raios

No verão, é comum tempestades com raios. A recomendação, nesses casos, é procurar um local seguro e abrigado, de preferência uma estrutura de alvenaria — se tiver pára-raios, melhor ainda. Ficar no interior do carro, com os vidros fechados também é uma ótima maneira de se proteger de raios.

Nunca fique em lugares descampados e próximo de árvores. E se o celular estiver carregando, evite usá-lo ou tocá-lo.