Bike Arte 2017 acontece no Grajaú, no extremo sul de São Paulo

O festival Bike Arte celebra e ocupa os espaços da cidade - a edição 2017 será no Grajaú

Sair de bike para encontrar os amigos no fim de semana não precisa de nenhum pretexto específico, mas o Bike Arte é um ótimo motivo para dar um rolê, ouvir música e explorar a cidade. O evento, que desde 2012 aconteceu em regiões mais centrais da cidade, nessa edição será no Grajaú, extremo sul de São Paulo. O festival vai ser em 27 de agosto, das 12h às 19h, no Parque Linear Cantinho do Céu e irá contar com atividades como oficina de permacultura, passeio de barco pela Represa Billings, shows, intervenções artísticas, oficina colaborativa de bicicleta e debates sobre o uso do espaço público.

Para Cadu Ronca, Diretor do Instituto Aromeiazero, “o mais importante desse projeto é construir junto com quem já atua no território”. O Coletivo Imargem irá ajudar na descentralização do Bike Arte. Composto por artistas, educadores e comunicadores do extremo da zona sul, atua por meio dos eixos Arte, Meio Ambiente, Convivência, Direito à Cidade, Grafitti, Cultura e Educação. “A arte é o que a gente tem para trocar com as pessoas, na relação com elas, na relação com o espaço. Fazer esse evento na divisa entre a mancha urbana e verde de cidade é o que nós sabemos fazer de melhor”, diz Tim Neri, que faz parte do coletivo.

Outra novidade importante esse ano é o financiamento coletivo. A meta do Bike Arte 2017 será de R$ 35 mil, que deverá ser alcançada até o dia 20/08. Saiba mais na página do projeto no Catarse. O dinheiro será investido na estrutura necessária para a realização do festival como geradores, banheiros, tendas, sistema de som, remuneração dos artistas locais, atividades, alimentação e materiais gráficos. As recompensas variam dependendo do valor doado e vão desde de café quentinho do Bike Café, adesivos, posters das edições anteriores, camisetas ou até experiências como uma pedalada guiada de São Paulo até a cidade de Santos, no litoral sul paulista, ideal para apoios corporativos.

Esse ano, o festival teve também uma edição além-mar, o Bike Arte Lisboa, que aconteceu no dia 16 de julho com diversas atividades na capital de Portugal. Com a mensagem que as ruas devem ser ocupadas pelas pessoas, as cinco edições paulistanas já receberam mais de 5.000, dezenas de ilustradores e grafiteiros, 23 shows foram realizados, quase 100 bikes foram consertadas em dezenas de oficinas gratuitas.

Bike Arte 2017
Data: Domingo, 27/08/2017
Horário: 12h às 19h
Local: Parque Linear Cantinho do Céu, Grajaú – São Paulo

SHARE