“A bike é uma ferramenta de poder e liberdade às crianças”

Para Shubi Guimarães, uma das idealizadoras do Acampamento da Aventura, mountain bike é um aprendizado de vida

(Foto: Rosita Belinky/Acampamento de Aventura Go Outside)

“A bike é um dos grandes ativos do Acampamento de Aventura Go Outside”, diz Shubi Guimarães, corredora de aventura e uma das idealizadoras do Acampamento que enxerga a bicicleta como uma “ferramenta de poder e liberdade às crianças”.

O Acampamento de Aventura Go Outside foi criado há 10 anos, por Shubi e pela também atleta e treinadora Cris Carvalho (1969-2015). E, nesse tempo, a iniciativa vem colaborando ao levar um pouco da natureza e da vida outdoor à vida de crianças e adolescentes: além do mountain bike, o acampamento ensina remo e técnicas de orientação e sobrevivência, entre outras coisas.

[ No Acampamento de Aventura Go Outside, crianças aprendem a pedalar cedo ]

O vídeo a seguir, produzido pela videorrepórter, ativista e ciclista legend Renata Falzoni é um dos melhores registros já feitos no Acampamento de Aventura.

Poder e liberdade às crianças

É que a bicicleta é coisa séria no Acampamento da Aventura, que acontece sempre em quatro edições anuais (duas de verão e duas de inverno).

“A ideia é que essas crianças saiam daqui mais poderosas… Como pessoas”, diz Shubi. E a bike é uma ferramenta que dá poder e liberdade.