Campeonato Mundial de Ciclismo Indoor acontece esse final de semana na Áustria

Campeonato Mundial de ciclismo indoor da UCI começa hoje e vai até domingo na cidade de Dornbirn, na Áustria

Ciclismo artístico e cycle ball são as modalidades do Campeonato Mundial de Ciclismo Indoor. Foto: UCI

São duas as modalidades do campeonato: ciclismo artístico e cycle ball. Assim como na patinação, o ciclismo artístico tem coreografias e bicicletas específicas. O cycle ball, apesar de alguns elementos em comum com o bike polo, tem regras próprias e se assemelha mais a futebol, só que jogado com bikes.

Os melhores atletas do mundo nessas modalidades vem de 20 países e três continentes disputar a camisa arco-íris de campeão mundial da UCI, em Dornbirn.

O cycle ball é uma espécie de futebol jogado com bicicletas. Foto: UCI

Viena foi anfitriã do Campeonato Mundial de Ciclismo Indoor da UCI em 1962, 1973 e 1983 e Bregenz em 1990, antes dos organizadores identificassem Dornbirn como um local ideal em 2002.

Os cinco salões neste novo complexo são reservados para ciclistas artísticos e jogadores de cycle ball, com as salas de treinamento e competição imediatamente adjacentes, apresentando condições ideais para os atletas, ao permitir a realização do campeonato em um local totalmente conectado.

Semelhante à patinação artística, o ciclismo artístico tem música e coreografias. Foto: UCI

O local comporta nove mil espectadores que acompanharão os três dias de evento com visão desobstruída da pista de competição; possui estacionamento tanto para quem vai de carro quanto para trailers e camping. Além disso, cerca de 400 voluntários estarão disponíveis para ajudar os visitantes a participar do Campeonato Mundial UCI.

Os países que participam do Campeonato Mundial de Ciclismo Indoor UCI de 2017 são a Arménia, Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong/China, Hungria, Itália, Japão, Liechtenstein, Macau, China, Malásia, Países Baixos, Portugal, Eslováquia, Espanha, Suíça e Ucrânia.

Veja mais sobre as modalidades no site da UCI