Ciclista profissional de 27 anos sofre ataque cardíaco durante competição

O holandês Robbert de Greef foi colocado em coma induzido e segue sob tratamento

(Foto: Luc Claessen/ Getty Images)

O ciclista profissional holandês Robbert de Greef foi colocado em coma induzido após sofrer um ataque cardíaco durante uma corrida no último final de semana.

O atleta de 27 anos desmaiou no começo da Omloop van de Braakman, uma corrida de um dia na Holanda no sábado, confirmou sua equipe Alecto. Os atendentes de emergência tentaram reanimá-lo na beira da estrada, realizando ressuscitação cardiopulmonar, mas logo o levaram para o hospital universitário em Antuérpia, onde ele permanece em estado crítico.

No hospital, os médicos colocaram De Greef em coma induzido, e agora ele recebe tratamento.

>> Pesquisadores revelam: sauna melhora o desempenho físico

Na terça-feira, a família de Greef postou uma mensagem no Instagram do atleta. Apesar de não incluir uma atualização sobre sua condição, agradeceu aos leitores por suas palavras de apoio e disse que a família não responderia às mensagens neste momento.

“Como você sabe, nosso querido Robbert está atualmente lutando por sua vida”, dizia o post. “Essa luta é difícil, o tempo terá que mostrar como vai proceder … No momento, só podemos esperar e esperar.”

O ataque cardíaco durante a prova

A equipe de De Greef revelou o que aconteceu no domingo. “Ontem, algo que esperávamos que nunca acontecesse, se tornou realidade: um dos nossos pilotos teve um ataque cardíaco”, dizia um comunicado da equipe. “Durante os primeiros quilômetros do Omloop van de Braakman, Robbert de Greef passou mal e recebeu primeiros socorros.”

O diretor geral da Alecto, Piet Rooijakkers, disse que não há evidências que sugiram que Greef tivesse algum problema cardíaco. O piloto fez recentemente um exame cardiológico em que não foi encontrado nenhum problema, ele disse ao jornal holandês BN DeStem.

Por respeito a de Greef, os organizadores cancelaram a corrida assim que se soube da gravidade de seu caso.

De Greef é ciclista profissional desde 2013. Ainda em meados de março, ele ficou em segundo lugar na Ronde van Drenthe, uma corrida de fim de semana na Holanda, e todos pensavam que ele estivesse em sua melhor forma.

de Greef (à esq.) no pódio, em março deste ano (Foto: Luc Claessen/ Getty Images)

Os médicos ainda não sabem o que causou o ataque cardíaco em De Greef. Sua equipe e família pediram privacidade enquanto ele luta para sobreviver e se recuperar.