Cirque du Soleil faz espetáculo com bikes de BMX

Cena de "Volta", novo espetáculo do Cirque du Soleil. Imagem: Cirque du Soleil

Gosta de Cirque du Soleil e é apaixonado por bike? Então torça para o espetáculo “ Volta”, do Cirque do Canadá, chegar um dia ao Brasil. Os espetáculos, sempre reconhecidos pelo alto nível técnico e atlético dos seus artistas, dessa vez acrobacias com bikes de BMX.

Em Volta, que é inspirado em esportes de ação, quatro ciclistas de BMX e um ciclista de contrarrelógio adaptaram suas habilidades às exigências do Cirque. Não foi uma tarefa fácil. Freestylers profissionais estão acostumados a saltar distâncias inacreditáveis, mas em condições bem diferentes: geralmente os únicos fatores a se considerar são como será a aterrissagem e o tempo.

No espetáculo, eles precisam fazer as manobras em sequência, sincronizados com música e com outros artistas. Um documentário da Red Bull registra como os ciclistas treinam alternando saltos e dublês com a coreografia exigida na performance.

Ciclistas de BMX não estão exatamente acostumados com trabalho em equipe. “Nossa disciplina é horrível”, se diverte AJ Anaya, um dos artistas, durante o documentário. Além disso, os ciclistas tiveram que mudar sua perspectiva e ir além do que se espera de um atleta.

“Quando você está vindo do mundo do esporte, sua cabeça está em outra frequência”, diz Rob Bollinger, coreógrafo de performances acrobáticas do Cirque. “Nós trabalhamos a mente dos ciclistas para transformar atletas em artistas.”

Trevor Bodogh, o ciclista de contrarrelógio, colaborou com o quatro vezes campeão mundial na modalidade Kenny Belaey em um treino que inclui um cenário de plataformas hidráulicas que sobem, descem e despencam enquanto ele faz suas acrobacias.

Os ciclistas de BMX — Anaya, Ryan Guzman-Vlug, Kevin Fabregue e Jeffrey Whaley — ajudaram os diretores do Cirque a criar um cenário usando rampas para saltos coreografados. Como se o desafio não fosse suficiente, as rampas são transparentes (boa sorte para todos que tem coragem de tentar a sorte no Plexiglass!)

Volta está em cartaz em Toronto em novembro e depois entra em turnê, começando pela Florida. Se você quer saber mais dos bastidores, o documentário “Inside the Big Top” vai ser lançado na Red Bull TV essa sexta, 29, disponível em streaming.

COMPARTILHAR