Comer chocolate é bom para atletas! É a ciência que diz

Veja como sua tentação favorita pode ajudá-lo a atingir metas no esporte

(Getty Images/Juj Winn)

Se você é um amante de todas as coisas com chocolate, você pode ter que se servir em dobro: faça bom uso dele e dê um gás no seu treino. Sim, é verdade: é a ciência que está dizendo isso.

O chocolate tem duas propriedades que o tornam bom para o exercício físico – carboidratos e antioxidantes, diz Natalie Rizzo, RD, autora do Guia de Nutrição Sem Sentido para Todos os Corredores (sem tradução para o português).

Qualquer tipo – branco, leite ou escuro – tem uma boa quantidade de carboidratos, devido ao seu teor de açúcar. Mas você não precisa exagerar. Portanto, quanto mais escuro ele for, melhor será a escolha para o combustível do treino, já que contém menos açúcar. (Metade de uma barra de chocolate escura com 85% de cacau tem cerca de 15 gramas de carboidratos e 230 calorias, diz Rizzo.) Além disso, o mais escuro também tem mais antioxidantes do que o ao leite.

>> Pizza à noite é parte importante da dieta de um atleta

Interessado em saber como seu chocolate favorito pode melhorar seu desempenho? Aqui está o que a ciência tem a dizer – e como você pode fazer com que funcione melhor.

Melhora sua capacidade aeróbica

(Getty Images/Thomas Tolstrup)

Pesquisas descobriram que consumir chocolate amargo pode ajudar a melhorar seu VO2 máximo – a eficiência com que você usa o oxigênio. Quando pessoas sedentárias consumiram 20 gramas do amargo diariamente por três meses, elas tiveram um aumento de 17% em seu VO2 máximo.

Possível motivo? Os pesquisadores acreditam que a epicatequina, um flavonol do cacau, pode ajudar as mitocôndrias – ou a força motriz de suas células – a funcionarem com mais eficiência.

Reduz a inflamação

Getty ImagesMartin Barraud

Os antioxidantes do chocolate, conhecidos como flavonoides, ajudam a reduzir a inflamação. Enquanto o amargo tem mais do que ao leite, ambos contêm os compostos, explica Rizzo. Isso é muito bom para ciclistas! E, além disso, é comprovado que os flavonoides são benéficos às saúdes cerebral e cardiovascular.

Abre a mente

(Getty Images/fotostorm)

Há uma razão para comer chocolate que faz você se sentir incrível: o cacau contém o hormônio regulador do humor serotonina. Quanto mais escuro ele for, mais você ganha, de acordo com pesquisa realizada na Espanha.

Comer um chocolate amargo antes do treino vai te deixar feliz!

Te leva mais longe

(Getty Images/RUSS ROHDE)

A cafeína encontrada no chocolate escuro deixa você mais resistente. Segundo um estudo publicado pela revista Sports Medicine, a ingestão de cafeína aumenta tanto a força quanto a resistência. Além disso, consumir cafeína com carboidratos – uma combinação encontrada neste doce – ajuda a aumentar a recuperação muscular após um treino intenso.