Como comprar uma bicicleta usada, mas não abusada

6 dicas para você adquirir uma bicicleta de segunda mão, poupando dinheiro e sem correr o risco de comprar “gato por lebre”

(Foto: Getty Images Westend61)

Se sua intenção é comprar uma bike, mas não quer gastar toda as suas economias com isso, é bom começar a levar em conta uma bicicleta usada. Sim, você pode encontrar uma boa bicicleta que já rodou por aí, mas que ainda assim está em boas condições para te oferecer bons momentos – o futuro é brilhante.

Felizmente, não é uma tarefa tão difícil comprar uma bike usada hoje em dia. Use essas dicas a seguir para economizar e encontrar a bicicleta perfeita que você procura.

  1. Restrinja a pesquisa

Que tipo de bike você procura? Para pedalar na estrada, na montanha ou na cidade? Identifique três ou quatro modelos que atendam às suas necessidades. É importante também você saber qual o tamanho do quadro que melhor se ajusta à sua altura. Então pesquise primeiro em fóruns antes de ir a sites de compra e venda, como Mercado Livre e OLX.

  1. Examine o quadro

Pequenos arranhões geralmente não são um problema. Mas fuja de quadros muito enferrujados, ressoldados ou com algum tubo rachado. Preste atenção no suporte inferior, ao redor das juntas da estrutura do quadro, onde geralmente se formam as primeiras rachaduras.

  1. “Chute os pneus”

Trocar rodas, suspensão ou câmbio custa caro. Portanto, certifique-se de que estas peças estejam em bom estado. Se não tiver certeza, leve a um amigo que saiba fazer esta análise antes de comprar.

Leia também: As 5 melhores MTBs hardtail de 2018

  1. Veja quem é o vendedor

Se você for fazer negócio em sites de comércio, verifique se o vendedor tem classificação pelo menos 95% positiva. Mas o melhor é sempre comprar a bicicleta localmente, inspecionando-a pessoalmente.

  1. Não caia em ciladas ao comprar uma bicicleta usada

É importante você ter certeza de que não está adquirindo uma bike roubada. Há algumas dicas para isso, como se atentar ao preço. Mais perigoso do que comprar uma bike cara, é achar que fez um bom negócio e estar adquirindo uma bicicleta roubada (para vender rápido, ladrões costumam colocar o preço lá embaixo). Além disso, se for comprar em sites, veja se as fotos correspondem realmente à bicicleta que você está comprando.

  1. Bicicleta usada, mas com a sua cara

Depois de comprar uma bicicleta usada, vá até sua bicicletaria preferida para adicionar toque pessoais: fita de guidão de sua cor preferida, pneus novos, luzes de segurança…  São mais alguns pequenos gastos que valerão a pena.