Como os ciclistas fazem xixi durante uma corrida

Quando você está pedalando e se hidratando, é normal querer tirar água do joelho alguma hora. Saiba como os prós lidam com isso

xixi
Ufa, o "camisa amarela" parou para fazer xixi (Foto: Joel Saget /Getty Images)

Os ciclistas que competem no Tour de France ou Giro d’Italia percorrem mais de 100 quilômetros (às vezes 200 km) quase todos os dias, sobem montanhas imponentes, descem em alta velocidade pelo asfalto sinuoso e terminam tudo na mais alta velocidade. Com o número de horas que passam no selim todos esses dias, também ficamos curiosos sobre uma coisa simples: como eles fazem xixi?

Se você já esteve bem hidratado em um pedal de mais de três horas, você já ficou com vontade de ir ao banheiro. Então, o que você faria se estivesse pedalando a cerca de 40 quilômetros por hora em uma corrida com 200 outros ciclistas que não vão te esperar?

>> O que acontece quando você toma um susto em cima da bike

No Tour e em muitas outras grandes corridas, o líder da corrida (neste caso, o cara vestindo a camisa amarela) é o rei. Se ele tiver que ir ao banheiro, ele pode pedir um tempo sempre que quiser, diz Stephen Hall, ciclista profissional de pista e critério e vencedor do estágio na Volta da Tailândia em 2015. Se isso acontecer, uma pausa no banheiro é como um oásis no deserto. O pelotão vai desacelerar um pouco por respeito ao líder da corrida, e você vai parar ao lado da estrada. Quando o seu negócio terminar, você trabalhará em conjunto para voltar ao pelotão.

O ciclista profissional aposentado Ted King, que já participou do Tour de France várias vezes, confirma o relato de Hall. Quando o ritmo é mais tranquilo, “os competidores vão para o lado da estrada, puxam os shorts e mandam ver”, diz ele.

Quando o ritmo aumenta, os ciclistas ainda usam a tática de fazer xixi enquanto estão em cima da bike. “É muito mais fácil esperar por uma calmaria na corrida, quando o pelotão puxa para o lado da estrada, em vez de fazer xixi sozinho, porque voltar ao pelotão sozinho é difícil!”, acrescenta.

Mas a “natureza chamando” não significa que os pilotos tenham que desacelerar. Se não houver uma pausa à vista, alguns ciclistas vão reunir os companheiros de equipe para darem uma ajuda. “Se fizer xixi à direita, sua perna direita está em uma posição de 6 horas, esquerda em 12. Mão esquerda no guidão, a mão direita segura a bermuda e desce enquanto se alivia ”, diz King.

Você sempre pode parar ao lado da estrada, mas certifique-se de que está fora da visão dos espectadores ou corre o risco de ser multado, como o belga aposentado Johan Vansummeren, que foi punido em três ocasiões diferentes por urinar na frente dos fãs, em 2010. “De um modo geral, é melhor você fazer xixi na perna do que gastar muita energia no comboio”, diz Hall.

Se você está adiantado na corrida e precisa ir ao banheiro, Hall recomenda fazer xixi durante as descidas. E não pense que não beber água vai tirá-lo dessa situação. Se você tentar isso, terá ainda que lidar com uma série de outras questões relacionadas à desidratação.

Para o resto de nós, se é apenas um pedal de treinamento, não há necessidade de fazer xixi em cima da sua bicicleta. Apenas convença o pelotão de amigos a desacelerar e esperar por você enquanto você corre atrás de uma árvore. É ainda mais fácil para as mulheres fazerem isso nos dias de hoje, graças aos novos designs de bretelles femininos. O mundo ideal: estabeleça em seus pedais de treinamento paradas para ir ao banheiro.