Como serão as provas de MTB e ciclismo do Rocky Mountain Games

Ciclismo de estrada, MTB XC (dois percursos) e MTB Downhill são as modalidades que prometem ser mais emocionantes do Rocky Mountain Games

Um dos destaques do Rocky Mountain Games, o maior evento outdoor do Brasil, que acontece nos dias 3 e 4 de agosto, em Campos do Jordão (SP), é a bike! Sob a chancela da revista Bicycling Brasil, o ciclismo e o mountain bike estarão muito bem representados – com atletas prós nas disputas e percursos que são, ao mesmo tempo, desafiadores e divertidos.

A seguir, revelamos mais detalhes de como serão todas as provas sobre duas rodas.

E você não precisa passar vontade: ainda dá tempo de se inscrever. Lembrando que estas são modalidade abertas a todos que quiserem se inscrever, contam com premiação em dinheiro e a chancela das maiores autoridades dos esportes ao ar livre, como a mountain bike Adriana Nascimento. E aí, bóra?!

>> A Bicycling te convida a pedalar no Rocky Mountain Games

Mountain bike

O mountain bike terá dois níveis de dificuldade, para garantir diversão e desafio para ciclistas de montanha de diferentes níveis. Os percursos serão de 20 km e 35 km, em sua maioria em singletracks. Confira mais detalhes sobre altimetria nos gráficos abaixo:

Ciclismo de estrada

Para os ciclistas de estrada, o Rocky Mountain Games trará um percurso intenso e clássico: 50 km pela serra antiga de Campos do Jordão, dos quais cerca de 20 km são de subida pelas montanhas da Mantiqueira, com um visual fantástico para você poder superar qualquer esforço extra.

Mountain Bike Downhill

Na modalidade mais radical do mountain bike, serão 700 metros de percurso em trilha íngreme e muito técnica, com 100 metros de desnível negativo e diversos obstáculos, incluindo rampas, saltos e paredes. Os atletas terão cerca de uma hora para reconhecimento da pista, sem marcação de tempo oficial. Após o reconhecimento, cada atleta poderá fazer até três descidas cronometradas para completar o percurso no menor tempo (não é obrigatório descer as três vezes). Vence o atleta que realizar a descida no menor tempo cronometrado. Os atletas são autorizados a descer em intervalos de 45 segundos de diferença entre um e outro. Caso haja empate, será solicitada uma nova descida aos atletas visando o desempate. Esta prova não valerá pontos para a classificação geral do Rocky Mountain Games. Terá um número limitado a 50 vagas. Portanto, inscreva-se o quanto antes.