Conheça o maior bicletário do mundo, na Holanda

Quando liberar sua capacidade total das vagas, o bicicletário de vários andares em Utrecht, na Holanda, vai comportar 12.500 bicicletas

Por Matt Belvilacqua

Quem pedala na cidade sabe que às vezes o maior desafio é ter onde parar a bike com segurança quando você chega. Muitas vezes a única solução é uma tranca num poste, e quando o lugar tem um bicicletário ou um cantinho seguro no estacionamento, já consideramos um luxo.

Mas não na cidade holandesa de Utrecht, que em agosto inaugurou um bicicletário que está sendo considerado o maior do mundo.

Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda, com 344.000 habitantes e investiu US$47 milhões na garagem de três andares, localizada junto à estação central de trem da cidade. Quando estiver completa – a previsão é no final do ano que vem – ela vai ter cerca de 17.000 metros quadrados e capacidade de comportar 12.500 bicicletas, algumas delas em fileiras de dois andares.

Até agora, já são 6.000 vagas para bike disponíveis para o público. Os ciclistas podem estacionar de graça nas primeiras 24h. Depois disso, é cobrada uma taxa de 1,25 euro por dia.

Como outras cidades holandesas, Utrecht é conhecida por ser uma das cidades mais amigas da bike no mundo, a ponto da página de turismo no site da cidade ter uma seção específica que mapeia e indica as melhores ciclorrotas para conhecer os pontos de interesse. A Holanda tem uma população de ciclistas gigante: são 13 milhões de bicicletas para 17 milhões de habitantes – cerca de 25% de todos os deslocamentos cotidianos são feitos de bicicleta, de acordo com dados de 2015.

Essa alta demanda ajuda nos planos de Utrecht para bater recordes com essa garagem – que faz parte de um planejamento mais amplo para revitalizar a região central. Outras cidades holandesas devem seguir o exemplo. Amsterdam, por exemplo, está planejando criar vagas para 7.000 bikes numa garagem subterrânea à beira-mar e outras 4.000 espalhadas em duas ilhas flutuantes. Até 2030, a capital quer garantir 21.500 novas vagas para estacionamento de bicicletas.

O recorde anterior de maior estacionamento de bikes do mundo era do Japão, em um complexo que comporta 9.400 pares de rodas em uma garagem automatizada em Tóquio.

Leia também:
– Conheça as 20 melhores cidades do mundo para pedalar
– China: quando as bicicletas compartilhadas falham

COMPARTILHAR