Conheça os alimentos que previnem a náusea induzida pelo exercício físico

Foto: Stanislaw Pytel

Por Isadora Baum, da Runner’s World

AS QUEIXAS GASTROINTESTINAIS são grandes entre os atletas. Mas não são apenas as dores de estômago ou as pausas para o banheiro que podem te prejudicar. A náusea induzida pelo exercício também dificulta os treinos.

“Aqueles que se dedicam a treinamentos de bicicleta de alta intensidade, maratonas e triathlons sofrem maior risco [de sentir náuseas induzidas pelo exercício]”, diz Robert Glatter, professor assistente de medicina de emergência da Northwell Health. E aqueles que têm uma história de refluxo estão em uma zona de risco maior ainda, graças ao excesso de pressão na região do core, ele diz.

De acordo com um estudo de 2013 publicado pela Gastroenterology Review, a náusea provocada pelo exercício pode acontecer em atletas periodicamente após treinamentos de alta intensidade ou intensos. Esta náusea pode se transformar em vômitos, a menos que haja algum alívio, como a respiração abdominal lenta e profunda, além de aplicações de compressas frias, na testa ou na nuca.

POR QUE ISSO acontece? “A náusea induzida pelo exercício é resultado da redução do fluxo sanguíneo para o estômago durante o exercício intenso, pois o fluxo sanguíneo é direcionado para órgãos mais críticos, como o coração, os pulmões e o cérebro”, diz Robert.

Existem outras causas, sendo algumas mais severas do que outras. Para iniciantes, pode ser fisiológico, proveniente de uma desordem funcional, como a síndrome do intestino irritável. Também pode estar ligada a fatores como tipos de exercício, condições climáticas, duração, intensidade e nível de hidratação.

Pode ocorrer uma náusea até se você começar e parar a atividade de forma muito abrupta. “Seu estômago não está pronto para o súbito nível de desaceleração na intensidade do exercício. O melhor é diminuir gradualmente o ritmo ao terminar a sua corrida ou ao cruzar a linha de chegada”, recomenda Robert.

É importante procurar atendimento médico se você sente náuseas e ainda não falou sobre isso com o seu médico. Mas uma vez que você conseguiu entender a náusea causada pelo exercício, existem alimentos que podem ajudar a preveni-la ou diminuí-la. Conheça-os:

Foto: Westend61

1. Gengibre
A planta conhecida por acalmar o estômago irritado também pode ajudar a aliviar uma náusea no meio do treino. “Coma alguns cookies de gengibre antes do exercício para colher os benefícios da planta e dos carboidratos”, diz a nutricionista Vanessa Voltolina LaBue. “Ou leve algumas balas de gengibre mastigáveis para consumir durante a prova ou o treino. ”

Foto: Mint Images

2. Bolachas
“Os alimentos do farelo, como biscoitos e pretzels, podem ajudar a absorver o ácido estomacal e aliviar a náusea”, diz Vanessa. Tente comer algumas bolachas de água e sal cerca de 30 minutos antes do pedal.

Foto: Bartosz Luczak

3. Manteiga de castanhas
Ao mesmo tempo em que as manteigas de castanhas são ricas em gordura, que podem prejudicar o estômago antes do exercício, pequenas porções podem ajudar a reduzir a náusea devido ao seu teor de sódio.

Foto: Mike Kemp

4. Grãos
Os ciclistas podem sofrer com náuseas quando suas reservas de glicogênio estão muito baixas. “Os carboidratos complexos, como grãos integrais, atuam como ‘cápsulas de energia com liberação gradual’ – em outras palavras, liberam lentamente a energia na corrente sanguínea, ajudando a manter o apetite saciado”, diz a autora Julene Stassou.
Quinoa, cevada, arroz integral e aveia são boas fontes.

Foto: PicturePartners

5. Água de coco
Esta potente bebida é uma excelente fonte de eletrólitos, o que pode ajudar a reduzir as sensações de náusea. “A água de coco é uma ótima maneira de reidratar o corpo durante e após o exercício”, diz Julene. É uma boa fonte de potássio, magnésio, sódio, cálcio e fósforo, que são eletrólitos (perdidos com o suor).