Daemon Track Crit: inscreva-se nesta prova que é pura emoção

O Daemon Track Criterium é uma competição que ciclistas amadores adoram: é pura emoção, em duas categorias

Daemon Track
(Foto: Diego Cagnato / Divulgação)

No dia 9 de junho (domingo), em São Paulo (SP), mais especificamente no bairro do Limão, uma competição amadora ciclismo promete colocar lenha na competitividade sobre duas rodas: é o Daemon Track Criterium, um evento em formato de “Festival” que tem como objetivo promover o ciclismo amador, a bike fixa e as competições de rua, entre outras atividades relacionadas à bike.

Esta será a terceira edição do Daemon Track Criterium, prova que foi idealizada pelo designer e amante de bike Francisco Martins, autor do blog Daemon Cycling. É uma competição aberta tanto a ciclistas federados quanto a não federados – desde que todos estejam técnica e fisicamente aptos a se enquadrar nas seguintes categorias: road bike (bicicleta de estrada) e track bike (bicicleta de pista, fixa) – feminino e masculino.

As provas rolam no estilo “critério” (ou “criterium”, ou ainda “crit”). Trata-se de uma disputa em um circuito geralmente curto e bastante técnico onde os ciclistas dão um número estipulado de voltas com tempo determinado.

>> Dica de pró: aprenda a dar skid em bike fixa

Chegar bem treinado é fundamental: condicionamento físico e técnica são necessários para qualquer ciclista “sobreviver” ao ritmo intenso deste formato.

A seguir, saiba mais sobre esta prova que acontece no próximo domingo (9 de junho):

Daemon Track Criterium – a quem é recomendado

Esta prova é indicada a todo tipo de ciclista. Mas é mais recomendada a quem já tem alguma experiência em andar em pelotão — e melhor se você for acostumado a competir.

Quem NÃO deve se inscrever

O Daemon Track Criterium não é uma prova para iniciantes, pois é técnica e rápida. E, por esses motivos, é comum ter quedas durante as provas.

Novidades nesta terceira edição

Para esta terceira edição da Deamon Track Criterium, a principal novidade é a categoria Road (de bike de estrada). “O mais interessante é que este formato de competição [criterium] é originalmente de bike de estrada”, explica o idealizador Francisco Martins. “E uma turma começou a fazer estas corridas utilizando bikes de pista (fixas), e ficou mais popular dessa forma.”

Por que é uma prova legal

O Daemon Track Crit é uma corrida dinâmica, à qual você consegue assistir praticamente do começo ao fim. Ela tem uma proximidade interessante entre público e pelotão, algo que só acontece neste formato. “Você cria uma conexão com o pelotão, sente a adrenalina de estar andando a mais de 40 km/h. Acho legal, fico empolgado de ver e de produzir”, diz Francisco. Sem contar que a prova será no formato “festival”: vai ainda ter uma festa de confraternização e haverá expositores no evento. Tudo isso ajuda o evento a virar uma grande festa. E na pista, é uma prova rápida, você tem que estar sempre concentrado.

+ Informações:

>> Daemon Track Criterium
Local:

A corrida acontecerá no Bairro do Limão, Zona Norte de São Paulo. O QG e ponto de apoio da corrida será a Cervejaria Tarantino (Rua Miguel Nelson Bechara 316).

Inscrições:

As inscrições (R$ 130) podem ser feitas até o dia 7 de junho clicando AQUI.

Para mais informações sobre categorias, percurso etc, acesse daemoncycling.com

As provas de criterium e o Red Hook Crit

As provas de criterium [urbanas, geralmente em circuitos curtos e rápidos] são empolgantes, tanto para quem compete quanto para quem assiste. É muita emoção a cada segundo.

Entre as provas mais famosas desse tipo hoje está o Red Hook Crit (RHC). O evento começou tímido em Nova York, e hoje ganhou versões em Milão, Londres e Barcelona — além de uma longa lista de patrocinadores ávidos para conectar suas marcas à galera cool e jovem que integra essa comunidade. No entanto, por falta de patrocínio, todos os eventos da Red Hook foram cancelados em 2019!