De olho na nova Specialized Tarmac Disc

Uma novidade necessária à uma das mais velozes bikes de estrada

 

Por Joe Lindsey, da Bicycling USA

A nova Specialized Tarmac Disc é aerodinâmica, leve e pronta para o desafio

Preço: US$ 11.000 completa; entre US$ 4.500 e US$ 5.000 o quadro
Peso: 6,65 kg (tamanho 54cm)
Estilo: Competição, com freios a disco
Grupo: Shimano Dura-Ace Di2
Material: Fibra de carbono

A SPECIALIZED FINALMENTE deu disco à Tarmac, uma novidade necessária para 2018. A nova bicicleta é uma atualização moderna da recém-lançada Tarmac com freios “ferradura”, criando-se uma bike de estrada de competição de altíssimo nível, com freios a disco e levíssima, apesar desta novidade – que acrescenta alguns gramas.

O que há de novo para 2018?
A Specialized teve um “buraco” em sua linha de bikes de estrada neste ano; enquanto a linha Venge ViAS possui quatro opções de freio de disco; a família Tarmac tinha apenas um modelo único e de preço médio, com tecnologias um pouco ultrapassadas, como rodas com sistema quick-release e um design de quadro antigo. Era um sinal claro de que uma nova bicicleta estava a caminho. A nova Tarmac a disco incorpora grande parte do design, incluindo a formação de tubos aerodinâmicos, mas com a adição de 12 mm de eixo-roda, freio a disco de montagem plana e até um medidor de potência integrado (na top S- Works).

A “família Tarmac a disco”
A S-Works é a primeira bicicleta na linha a lançar a novidade e estará disponível nas lojas em abril (nos EUA). Chegará nas versões masculina e feminina, e estará disponível como uma bicicleta completa ou só o quadro. As bikes femininas diferem apenas em pontos de contato: selim e guidão. Há outros modelos, que serão lançados posteriormente.

Características principais
O que mais chama a atenção primeiramente é o peso. Segundo a Specialized, a versão com freio a disco do quadro da Tarmac tem o mesmo peso do que a versão de freio ferradura. É um quadro de 800 gramas com a pintura mais leve. As bicicletas completas mais leves terão 6,36 kg (freio ferradura) e 6.65 kg para a versão a disco. A Specialized  diz que todo o peso extra na versão a disco estão nas rodas e nos componentes.

Enquanto ambas compartilham o mesmo design, existem algumas diferenças nas formas dos tubos.

A Specialized definiu uma referência para tornar a nova Tarmac tão aerodinâmica quanto à Venge (aero road bike da Specialized). As formas do garfo, do tubo inferior e do tubo do canote de selim foram repensadas com esse objetivo. O tubo do selim é o mais agressivo, com uma seção transversal em forma de D.

Outras características
Como um modelo emblemático, a S-Works Tarmac Disc não poupa recursos. Os componentes são um kit completo Shimano Dura-Ace Di2, rodas Roval CLX50 e pedivela FACT Carbon, da Specialized. Mas olhe de perto: agora tem um medidor de potência incorporado. Segundo a Specialized, o powermeter mais leve e mais preciso do mundo.

A Geometria
O Tarmac Disc usa a mesma geometria da versão com freios de aro. Existem seis tamanhos para os homens (49, 52, 54, 56, 58 e 61 cm) e cinco para as mulheres (44, 49, 52, 54 e 56 cm). Se você é um cara pequeno, ou quer uma pintura diferente nas bikes completas específicas de gênero, os conjuntos de quadros estão disponíveis em sete tamanhos de 44-61 cm.

Uma tendência crescente na indústria de bicicletas é não se focar em geometrias específicas às mulheres, e a Specialized compactua com isso aqui. A linha Amira desapareceu, e as Tarmac Discs vão ter pontos de contato diferentes, mas dividirão a mesma geometria do que as bikes “masculinas”.