Descida a Santos: cerca de 30 mil ciclistas vão ocupar a via Anchieta neste domingo

A inscrição para o Pedal Anchieta é grátis, mas obrigatória, e deverá ser feita pelo site

A tradicional Descida a Santos de 2016 (Foto: Frame de Renato Ferreirta

Em 2017, a “Tradicional Descida a Santos”, em que milhares de ciclistas seguem para o litoral de São Paulo pedalando pela rodovia Anchieta, foi impedida por conta de um tumulto generalizado (leia mais sobre este incidente AQUI).

Mas em 2018 a Descida a Santos voltará a acontecer, como previsto. No dia 2 dezembro (domingo), cerca de 30 mil ciclistas vão pedalar no que será a primeira edição do Pedal Anchieta, como foi batizado o evento. O percurso (predominantemente em declive, mas com algumas subidas no começo) é de 55 km, e segue inteiramente pela via Anchieta, que terá uma operação especial nesse dia.

O destaque do trajeto, além da possibilidade de se poder pedalar tranquilamente por uma rodovia que tem vários mirantes para o litoral, é poder cortar uma área considerável do Parque Estadual da Serra do Mar. E talvez o despertar da consciência sobre a necessidade de se preservar esta área seja a principal impressão deixada pela tradicional Descida a Santos.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, podendo ser feita pelo site oficial do evento pedalanchieta2018.org. Até agora, mais de 27 mil pessoas se inscreveram no evento.

O Pedal Anchieta está sendo organizado por órgãos governamentais das prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos em parceria com ciclistas ativistas. Portanto, toda a colaboração dos participantes será fundamental para o sucesso e a continuidade do evento.

Descida a Santos: Pedal Anchieta

Quando: dia 2 de dezembro (domingo). A largada será no km 10 da via Anchieta, organizada em pelotões: o primeiro grupo sai às 6 horas, e o último, às 8h30.

Para quem vem de São Paulo: O metrô contará com operação especial no dia. A estação mais próxima é a Sacomã (Linha Verde).

Para quem vem de São Bernardo do Campo: O melhor é iniciar o pedal já no km 22 da Anchieta.

Chegada: Será no km 65 da Anchieta, em Santos.

Mais informações: Acesse o site oficial do evento para saber sobre percurso e equipamentos que deve levar. Pedalanchieta2018.org 

(Fonte: abcdoabc.com.br)