Deseja manter sua memória boa? Mexa-se mais!

Por Elizabeth Millard, da Outside USA

Aumentar sua atividade física beneficia mais do que apenas seus músculos – também pode ser um grande impulsionador do cérebro e da memória

Algumas pessoas podem ouvir algo uma vez e lembrá-lo nos próximos anos, enquanto outras precisam de alguns lembretes para que as informações sejam mantidas.

Uma boa memória tem sido associada a vários fatores, incluindo baixos níveis de inflamação em todo o corpo e uma ampla quantidade de antioxidantes. Agora, um estudo recente publicado na revista Brain adiciona mais uma à lista: um bom suprimento de sangue para o seu cérebro.

Pesquisadores alemães recrutaram 47 pessoas, com idades entre 45 e 89 anos, e usaram imagens de ressonância magnética (RM) de alta resolução para examinar o suprimento de sangue para o hipocampo – uma pequena área do cérebro considerada o “centro de controle” da memória. Os participantes também foram avaliados quanto ao desempenho da memória, capacidade de concentração e compreensão da fala.

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Vinte dos participantes apresentaram alterações nos vasos sanguíneos do cérebro que afetavam o suprimento sanguíneo para o hipocampo. Esse grupo também obteve pontuações mais baixas nos testes cognitivos. Isto levou os pesquisadores a concluir que o suprimento de sangue e oxigênio através dos vasos sanguíneos poderia ter um efeito significativo na função da memória.

“Este estudo mostra uma clara ligação entre a oferta de sangue para o hipocampo e o desempenho cognitivo”, estudo co-autor Stefanie Schreiber, MD, neurologista sênior do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas em Magdeburg, da Alemanha, disse Bicycling USA. “Isso sugere que o fluxo sanguíneo cerebral pode desempenhar um papel fundamental no declínio do desempenho da memória causado por idade ou doença”.

Ela acrescentou que fatores do estilo de vida, como exercícios físicos, podem ter influência na formação de vasos sanguíneos que suprem o hipocampo. Bem como na eficiência de como eles fornecem sangue para essa área.

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Um pequeno estudo de 2011 com mulheres mais velhas descobriu que caminhar rapidamente por 30 a 50 minutos, três ou quatro vezes por semana, melhorava o fluxo sanguíneo para o cérebro em até 15%. Esses pesquisadores observaram que o sangue não apenas traz oxigênio e outros nutrientes ao cérebro, mas também elimina resíduos metabólicos, como a proteína beta-amilóide, que está implicada no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Outro estudo de 2015 concluiu que o exercício pode prevenir ou retardar o declínio cognitivo, melhorando a taxa de atrofia cerebral e o fluxo sanguíneo.

Não importa quais mecanismos estejam em jogo, é claro que aumentar seus níveis de atividade beneficia mais do que apenas seus músculos.