Dica de pró: aprenda a dar skid em bike fixa

Derrapar como uma criança nos deixa com sorrisos enormes no rosto

De bike fixa em Estocolmo, Suécia (Foto: Getty Images)

Se você pretende começar a pedalar uma bike fixa, deverá aprender o “skid” (derrapagem), uma manobra que trava os pedais e é um recurso muito utilizado para frear.

Por mais que você use freios em sua bike fixa, ou por mais que o skid cause estresse na corrente e no quadro, é necessário aprender. Sem contar que você vai lembrar da infância, quando derrapava a bike nas poças de água.

Regra básica do skid: incline-se para frente

Quanto mais peso do corpo estiver sobre a parte da frente da bike, menor será a tração sobre a traseira, o que faz com que a derrapagem (o skid) seja mais longa, diz Jesse Anthony, ciclista da Optum Pro Cyclcing. Gire o tronco para a direção aonde você quer ir.

Leia também: Sim! Downhill de bike é possível!

Trave o freio traseiro

Aperte-o bem forte, não alivie durante a derrapagem, diz Jesse. Uma vez que você ficar bom nos deslizamentos, pratique mover os quadris para rabear de um lado a outro.

Chicoteie-a bem

À medida que suas habilidades evoluem, tente girar a parte de trás da bike no final da derrapagem. Esteja pronto para desclipar a sapatilha — ou se soltar do firma-pé (strap) — caso perca o equilíbrio. Ou então deixe uma perna livre para poder arremessar a traseira de verdade. “As pessoas se preocupam com o fato de que o skid pode desgastar os pneus muito rápido”, diz Jesse. “Mas derrapar como uma criança nos deixa com sorrisos enormes no rosto.”