Dor nas costas: dormir no chão é bom mesmo?

Depois de um pedal longo, parece que deitar no chão é melhor do que se jogar em um colchão macio, certo?

(Foto: Getty Images)
Por Caroline Shannon-Karasik (da revista WH)

Quem sofre com dor nas costas sabe bem disso: depois de um longo dia de pedal – ou mesmo de trabalho – parece que a melhor coisa do mundo é poder se jogar em sua cama confortável, certo? Mas, como se vê por aí, algumas pessoas preferem dormir em uma superfície mais dura, como o chão mesmo.

Os entusiastas que dormem no chão alegam que cochilar em uma superfície rígida (ou seja, o chão do seu quarto) é sua melhor aposta para a saúde ideal da coluna, já que algumas pesquisas chegaram a mostrar que era assim que nossos ancestrais faziam. Mas será que essas afirmações são realmente verdadeiras?

“A longo prazo? Não ”, diz a fisiatra Jennifer L. Solomon, credenciada pelo conselho do Hospital for Special Surgery.

Ela acrescenta, no entanto, que a curto prazo, “às vezes as pessoas com dor aguda descobrem que posições diferentes em uma superfície dura podem aliviar um pouco a dor nas costas”. Isso geralmente acontece quando as pessoas se deitam no chão com os joelhos para cima, diz ela.

Leia também: Pedale sem dores no joelho

É também por isso que alguns podem dizer que os colchões duros são os melhores para a dor nas costas – mas “todo mundo é diferente”, diz Jennifer. Sim, algumas pessoas podem se beneficiar de uma superfície dura, enquanto outras preferem algo suave – mas a única maneira de você realmente saber o que é melhor para você é testá-la por conta própria. É mais uma questão de proteção e alinhamento da coluna – algo que é diferente para cada um.

Como aliviar minha dor nas costas sem dormir no chão?

Ao dormir de lado, experimente colocar um travesseiro entre os joelhos para alcançar o alinhamento adequado da coluna, diz Jennifer. Ou então, ao dormir de barriga para cima, coloque um travesseiro sob as pernas para, assim, aliviar a pressão na região lombar.

Também não apoie demais a cabeça – ficar com a cabeça muito flexionada para a frente pode causar dor no pescoço.

Mas, segundo Jennifer, não é só a postura que pode causar dor nas costas. A coluna reage também de acordo com os níveis de exercício que fazemos e ainda como administramos nosso estresse. “Não existe uma fórmula mágica”, ela diz. “O jeito como dormimos é apenas um dos fatores.”

Conclusão

O alinhamento correto da coluna é fundamental para aliviar dor nas costas. Mas você precisa experimentar diferentes posições e superfícies para dormir, até descobrir qual delas funciona melhor para você.