Duas novíssimas MTB “full suspension”

A norte-americana Specialized e a nacional Oggi acabam de lançar seus novos modelos

CADA VEZ MAIS aumenta a procura por uma única bike, aquela que seja capaz de descer trechos técnicos com rapidez e segurança e subir montanhas com eficiência. Isso parecia inviável há alguns, antes do surgimento das mountain bikes all mountain.

Agora este conceito de bikes full suspension espertas já está disseminado (nós agradecemos!), e as marcas, ao abraçarem a tendência, estão colocando opções bem atraentes em seus catálogos. Veja duas:

>> Recentemente, a nacional Oggi (marca fundada em 2014 e que conta com uma linha de produção no Brasil, mas equipa seus modelos com componentes importados de ponta), apresentou a Cattura, sua primeira full suspension. Com quadro de carbono (pesa apenas 11,5 kg), ela vem equipada com relação de 11 ou 22 velocidades (Shimano Deore XT M8000) e suspensão dianteira Mattoc de 100 mm de curso. Já a suspensão traseira, Manitou McLeod, vem com quatro níveis de regulagem. A tecnologia Link FSR do conjunto de suspensão é um diferencial, assim como os cabeamentos internos, uma escolha que dá uma aparência mais “clean” à bike. A Oggi dá um ano de seguro contra roubo e furto neste modelo, que está disponível nos tamanhos P, M e G e ainda impressiona pelo excelente custo benefício (R$ 16.000; oggibikes.com.br).

>> Já a norte-americana Specialized lançou, também recentemente, a poderosa Stumpjumper ST Comp Expert 29, a evolução máxima da primeira MTB da marca, que promete uma pilotagem precisa, com garfo RockShox Pike RC 130 mm e amortecedor traseiro Deluxe RT3 120 mm. Os componentes são Sram (câmbio traseiro GX Eagle, de 12 velocidades e freios a disco hidráulico Guide R). No entanto, independente de motivos relacionados a impostos e taxas de importação, o preço convidativo infelizmente não é um ponto forte da Specialized – e provavelmente este seja o único “problema” desta bike. (R$ 34.000; specialized.com/br)