Ele chegou a pesar 200 kg; mas foi salvo pela bicicleta

Um transtorno pós-traumático fez com que Jacob Henriksen perdesse o controle de sua vida

(Foto: Nick Hagen)

Um transtorno de estresse pós-traumático (ou PTSD, do inglês) levou o veterano da marinha Jacob Henriksen a acumular literalmente centenas de quilos. Com 40 anos, ele chegou a pesar mais de 200 kg — mais precisamente 204 quilos.

Seu médico lhe disse que se ele não mudasse o estilo de vida, não chegaria nem aos 45 anos.

>> Ele perdeu 20 kg e competiu na Brasil Ride

Jacob transformou completamente seus hábitos alimentares e começou a perder peso gradualmente. Mas foi apenas dois anos mais tarde, em 2016, que um amigo o chamou para uma pedalada – e tudo mudou.

Hoje Jacob pesa 77 quilos.

“No começo, eu disse, ‘Não, porque eu vou quebrar a bike. As pessoas vão rir de mim, esse cara gordo, enorme, em cima de uma bike’. Meu amigo não aceitou um ‘não’ como resposta e me emprestou uma fat bike, uma Specialized Fatboy.

Disse que eu poderia ficar com ela se eu alcançasse o meu objetivo de emagrecer e chegar aos 90 quilos. Eu amei essa bike. E alcancei meu objetivo em janeiro de 2017.

O que fez tudo isso ser possível foi outro amigo, Tom, que pedalou comigo e me convidou para fazer parte da equipe Hometown Bicycles. Saíamos nos invernos de Michigan e Tom ficava azul, a ponto de morrer congelado porque eu só conseguia pedalar a uma média de 8 quilômetros por hora!

Não sei como ele aguentou.

Agora que estou mais em forma, e tento inspirar pessoas que estão como eu estava, dando-lhes alguma esperança.”