Empresa doa bicicleta aos funcionários para diminuir gastos

Alguns já iam pedalando ao trabalho, enquanto outros tinham essa vontade, mas não tinham bicicleta

Flávia Mendes e Sane Oliveira trocaram o vale-transporte pela bicicleta Foto: Marcelo Prest/GazetaOnline

Em tempos de crise, medidas de sobrevivência são necessárias, não há dúvidas. Mas, ainda assim, é difícil de ver por aí táticas adotas por empresas que são viáveis e vantajosas tanto para a instituição quanto aos seus funcionários. Mas o que tem de especial em uma empresa que doa bicicleta aos seus funcionários?

Entenda: exemplos de inovação ainda existem. O Extrabom Supermercados, uma rede de 23 lojas distribuídas por seis cidades do estado do Espírito Santo, deu um exemplo de como cortar gastos sem deixar de beneficiar, no entanto, seus próprios empregados.

Percebendo que muitos funcionários iam trabalhar de bicicleta, mas continuavam recebendo o vale-transporte, enquanto outros gostariam de ir pedalando, a empresa decidiu então rever o benefício. Agora a empresa doa bicicleta a essas pessoas que preferem ir ao trabalho pedalando.

Leia também: LeBron James está usando a bicicleta para ajudar crianças 

Uma saída e tanto. “Damos uma boa bike, que é renovada periodicamente”, disse a gerente de gente e gestão do Extrabom, Fabiana Vieira, em uma matéria feita pelo GazetaOnline 

Depois de um ano e meio de uso, a bicicleta é doada definitivamente ao funcionário. E depois de dois anos, ela é trocada por uma nova – nada mal, não?

Segundo a mesma publicação, o projeto é financeiramente viável, além de beneficiar os funcionários. Mais do que isso, as economias feitas por conta dos cortes com vale-transporte posteriormente propiciam investimentos na própria empresa. Segundo Fabiana, ideias como essas já geraram recursos para a criação de uma sala de descanso para os funcionários.

“Em cada uma das lojas tem uma sala dessa, onde o funcionário pode relaxar durante o horário de almoço. É mais qualidade de vida”, completou Fabiana.

Empresa doa bicicleta: nós e o meio-ambiente agradecemos

Além de ser economicamente rentável à empresa, dar bicicletas aos seus funcionários em troca do pagamento do vale-transporte estimula um estilo de vida sustentável e aproxima mais as pessoas da bicicleta — algo que não só aprovamos, como amamos.