Ex-técnico de Lance Armstrong é banido do ciclismo para sempre

Johan Bruyneel já tinha recebido uma pena suspensiva de 10 anos

Johan Bruyneel e Lance brindam na Itália, em 2000 (Foto: Watson/Watson)

O ex-ciclista belga Johan Bruyneel, que chegou a disputar a olimpíada de Atlanta, em 1996. Mas foi como técnico da equipe de Lance Armstrong, a US Postal Service, que ele ficou mais conhecido. Principalmente depois que o escândalo de doping veio à tona, e Lance perdeu todos os sete títulos conquistados no Tour de France. Agora, o ex-técnico de Lance Armstrong acaba de ser banido do esporte para sempre.

Johan Bruyneel já tinha recebido uma pena suspensiva de 10 anos da WADA.

Nesta quinta-feira, no entanto, o ex-técnico de Lance Armstrong, hoje com 54 anos, anunciou pelo Twitter que a sanção fora aumentada para uma proibição vitalícia, após um apelo da WADA. Em carta aberta, ele disse que recebeu um e-mail do tribunal de arbitragem sobre a revisão da pena.

“Agora eu estou proibido de andar de bicicleta para sempre”, disse entre outras coisas.

Leia também: Para Bradley Wiggins, Lance Armstrong é “icônico”

Johan Bruyneel trabalhou com Lance Armstrong nas equipes US Postal Service e Discovery. Seu nome sempre foi relacionado ao escândalo que também baniu Lance Armstrong das competições esportivas, considerado o “mais sofisticado, profissional e bem-sucedido programa de doping da história do esporte.”

Apesar de assumir sua culpa e aceitar a pena, o ex-técnico de Lance Armstrong comentou:

“Sem entrar em detalhes nesta carta, gostaria apenas de observar que todos nós éramos filhos de nossa era, enfrentando as armadilhas e tentações que faziam parte da cultura da época. E nem sempre fizemos as melhores escolhas. ”