Gatorade ou água? Como se hidratar nesse calor

Quando se trata de hidratação, você tem que fazer as escolhas certas

(Foto: Getty Images)

Ao sair para pedalar, você tem que estar com uma garrafa de água ou uma mochila de hidratação, certo. Mas você vai estar preparado levando apenas água? Ou é melhor uma bebida esportiva, como Gatorade ou Powerade?

Luke Belval, diretor de pesquisa do Instituto Korey Stringer, da Universidade de Connecticut, EUA, que estuda hidratação e condicionamento físico, nos ajudou a encontrar a melhor resposta.

A questão

Bebidas esportivas como Gatorade ou Powerade geralmente devem ser evitadas em favor da água, a menos que você esteja fazendo um treino intenso. Isso porque algumas bebidas esportivas contêm mais de 30 gramas de açúcar adicionado (não é recomendado mais do que 36 gramas para os homens e 25 gramas para as mulheres). E você não precisa de “combustível pesado” em carboidratos e eletrólitos se estiver apenas caminhando ou fazendo um pedal fácil de até 45 minutos.

A evidência

O sódio, o potássio e o fósforo são todos eletrólitos importantes — ou minerais que ajudam a regular nervos, músculos e níveis de hidratação. Sódio e potássio ajudam os músculos a contrair, e o fósforo aumenta a sua capacidade aeróbica.

Carboidratos como o açúcar podem não ter boa reputação, mas na verdade são essenciais para o corpo se você estiver pedalando muito. Carboidratos são a principal fonte de combustível do seu corpo, de acordo com Belval.

Leia também: Tomar café da manhã ajuda na performance?

“O corpo primeiro usará a glicose no sangue e, em seguida, o glicogênio armazenado nos músculos”, diz ele. “Mas há apenas uma quantidade limitada de estoques de glicogênio disponíveis em seus músculos, então você tem que suplementar com outra coisa — como uma bebida esportiva como o Gatorade — ou então seu açúcar no sangue vai cair e você pode apagar.”

E adicionar açúcares não é necessariamente uma coisa ruim quando se trata de bebidas esportivas. Quando você está se exercitando, você quer aquela dose rápida de energia.

Água ou Gatorade, o veredito

Então, qual é a sua melhor aposta quando você vai pedalar, água Gatorade? De acordo com Belval, se você está se exercitando por mais de 60 minutos, ou em um nível muito intenso entre 45 a 60 minutos, uma bebida esportiva é benéfica porque você precisará desse aumento de energia para o treino.

Isso pode ajudar no seu desempenho também. Quando os ciclistas tomaram uma bebida esportiva pesada em um pedal de mais de 60 Km, eles terminaram 6,5% mais rápido do que aqueles que beberam água pura, segundo um estudo publicado no Journal of International Society of Sports Nutrition. A potência deles também foi maior.

Belval recomenda escolher uma bebida esportiva repleta de carboidratos — 30 gramas.

Caso contrário, se o seu treino não for longo ou intenso, a água o ajudará a se manter hidratado, pois seu corpo não perderia a quantidade de eletrólitos que uma bebida esportiva iria repor. Você não estaria obtendo muito benefício extra de uma bebida esportiva — apenas calorias na forma de açúcar, que não está realmente ajudando no desempenho.