Henrique Avancini: “O mountain bike crescer é mais importante do que ganhar troféus”

O mountain biker brasileiro campeão mundial está participando do Prêmio Brasil Olímpico. Vote!

Avancini colocando o mountain bike brasileiro no topo do mundo (Foto via Facebook)

Em entrevista exclusiva concedida à revista Bicycling Brasil (edição de novembro/dezembro de 2018), o campeão mundial de mountain bike maratona de 2018, Henrique Avancini, mostrou que, apesar de ter se tornado neste ano o maior mountain biker brasileiro de todos os tempos, nunca se esqueceu suas raízes, e tampouco abandonou sua essência.

“Não curto a idolatria que coloca os campeões como ‘especiais’, pois ela tira o foco e o valor de toda trajetória”, reflete. “Ser campeão mundial é algo que nem todos vão alcançar, mas viver experiências transformadoras com a bike está ao alcance de muita gente”, completa.

Ainda com o êxtase do título mundial percorrendo seu corpo, Avancini faz uma pausa e um balanço de tudo o que está fresco na cabeça. “Ganhar troféus para si próprio é algo muito vazio, o que vale mesmo é poder inspirar as pessoas e fazer a cena da bike crescer como um todo”, diz pouco antes de se despedir. No fim de outubro, ele ainda partiria em busca do seu terceiro título de Brasil Ride, a concorrida ultramaratona de mountain bike no sul da Bahia, com 600 km divididos em sete etapas.

Leia também: 8 dicas para evoluir no mountain bike

Mas, antes entrar no modo competição de novo, Avancini tem alguns dias para curtir a família e um pouco de sossego. Ainda hoje, aquela tradição de infância segue viva. Como nos velhos tempos, ele aproveita para escapar com sua bike, mira o topo de um morro e toca para cima, sem olhar para trás. Não há metas de treino ou entrevistas na chegada. É hora de brincar.

Henrique Avancini – Prêmio Brasil Olímpico

Henrique Avancini está participando do Prêmio Brasil Olímpico, o “Oscar” do Comitê Olímpico Brasileiro, que elege o “atleta do ano do país”, uma disputa entre várias categorias. A votação vai até o dia 18 de dezembro, e se você também ama incondicionalmente a bike e é um fã de Henrique Avancini, clique  no link pbo.cob-ti.com.br e faça sua parte!