Joinville será a primeira cidade do Brasil a recompensar quem pedala

Aplicativo incentiva as pessoas a pedalarem dando prêmios

Descontos e serviços a quem utilizar a bicicleta (Foto: Divulgação)

Cidadãos de Joinville agora terão recompensas como comida, bebida e cupons de desconto – entre outros serviços – se contribuírem com uma mobilidade urbana mais sustentável.

Neste sábado (16 de fevereiro), o projeto #VaiDeZica (“zica” é o carinhoso apelido da “bicicleta” em Joinville) chega com a proposta de promover essa mudança de hábito na cidade catarinense.

O primeiro desafio é fazer com que os participantes percorram algum trajeto de pelo menos 5 km de bicicleta (ou a pé) até o Pórtico da cidade, onde haverá uma confraternização e eles receberão uma recompensa.

Leia também: A cidade onde a cerveja é grátis para quem pedala

Inspirado no app Bella Mossa, que em 2017 registrou mais de 3,7 milhões de quilômetros de deslocamentos em Bolonha, na Itália, o projeto brasileiro também espera fazer sucesso.

Ao usuário, o primeiro passo é baixar o app BetterPoints e criar uma conta, que fará o controle de quilômetros e pontos acumulados. O GPS serve para monitorar os percursos realizados pelos usuários.

Segundo Tatiana Montero, porta-voz do projeto, a expectativa é que eles tenham 5 mil usuários já no primeiro mês. “Acreditamos na iniciativa e no potencial de mobilizar a comunidade de Joinville”, disse ela site NSC Total www.nsctotal.com.br.