Loja de bicicleta cria anúncio com ciclistas nus e gera polêmica

Teve quem considerou uma jogada de markenting genial e quem condenou como uma atitude machista

A loja de bicicleta Pedal Urbano, sediada em São Paulo, divulgou nesta semana um anúncio sobre o seu serviço de bike fit que causou polêmica.

Em um post no Instagram, eles dizem o seguinte:

“Sem o ajuste correto da bicicleta para os nossos corpos nos sentimos nus e ninguém quer pedalar pelado, mas o bikefit não é só isso. Além do ajuste da bicicleta para o corpo do ciclista, o Bikefit é parte fundamental do alinhamento das metas, capacidades e particularidades.

O ajuste fino das bicicletas através dos dados coletados no @retul_technology, juntamente com o feedback da nossa percepção como ciclistas, são interpretados pelo fitter, o querido @krysthianlima, que como um alfaiate, ajusta a bicicleta para ela “vestir” os nossos corpos durante a pedalada. E você ciclista, já agendou seu fit ou vai continuar peladão aí? Trabalho de fotos animal do querido @pivaphoto

Até aí tudo bem. Quem pedala com frequência ou treina em cima de uma bicicleta por horas a fio quase todos os dias, sabe da importância e a diferença que faz um bike fit. São esses ajustes de tamanhos, ângulos e distâncias que deixam a bike perfeita para cada ciclista. O bike fit pode ajudar a prevenir lesões e também te ajudar a ficar em cima da bike por muito mais tempo.

>> Deputado britânico pedala nu para promover ação beneficente

Só que a loja de bicicleta Pedal Urbano resolveu “ilustrar” seu anúncio com ciclistas (uma mulher e um homem) nus. Eles quiseram dizer algo como, “Pelado é como você ciclista se sente em uma bicicleta sem um bike fit.”

Mas não teve jeito: a loja recebeu uma enxurrada de comentários , alguns apoiando e outros acusando a loja de tropeços, que vai de mal gosto a machismo.

“A foto está incrível e condiz com a mensagem”, escreveu um seguidor. “E mesmo que não houvesse mensagem alguma, é somente a foto de uma atleta na bike.” Ele ainda compara com  os retratos publicados na Body Issue pela ESPN.

Mas foi impossível agradar a todos. “Tô com pena de vocês que precisam de uma mina pelada (magra, claro) e com o corpo brilhando de óleo pra explicar qualquer mensagem que seja”, protestou uma mulher. “Já não bastasse essa escolha infeliz e apelativa, vocês ficam fingindo um mea culpa e pedindo opinião de como melhorar enquanto dão risadinha (e likes) pra quem chama as mulheres ofendidas de mimimi. 2019, galera. Acordem!”

Teve até quem considerou a postagem “ok”, mas condenou os “comentários engraçadinhos, que demonstram como muitos homens ainda têm a evoluir”.

O fato é que as curtidas e os comentário nos ciclistas nus do bike fit mais do que triplicaram em comparação às postagens normais da mesma loja de bicicleta! E você, o que achou da campanha?