Mãe obriga filho a devolver bicicleta que ele havia furtado

“Sou pobre, mas sou digna”, ela disse  

A bike furtada pelo adolescente (Foto: via rdnews.com.br)

Este caso que envolve “uma bicicleta furtada e devolvida” aconteceu em Sapezal, cidade no Mato Grosso (localizada a cerca de 500 km de distância de Cuiabá), e foi noticiado pelo portal RD News.

Em agosto, Fábio*, de 16 anos chegou em casa com uma bicicleta que, segundo ele explicou à mãe, a diarista Luiza, tinha sido emprestada por um amigo. Aparentemente, pela foto, trata-se uma mountain bike Oggi aro 29.

Mas a mulher achou estranho, e não acreditou no que o filho disse. Desempregada e mãe solteira, Luiza sustenta os quatros filhos. Fábio é o mais velho. De acordo com a reportagem, ela sobrevive graças às faxinas que consegue esporadicamente. “Também conto com a ajuda de amigos e da igreja”, disse a mulher de 32 anos, que é evangélica.

No dia em que o filho chegou com a bicicleta em casa, Luiza recebeu uma ligação de uma conhecida da família informando que Fábio furtara uma bicicleta no Centro de Tradições Gaúchas de Sapezal, onde o garoto estava trabalhando como auxiliar de limpeza. Ela então não teve mais dúvidas de que se tratava de uma bicicleta furtada.

Bicicleta furtada e devolvida

“Fiquei triste quando soube do ocorrido”, disse Luiza. Fábio negou que a bicicleta tinha sido furtada, mas a mãe parecia saber perfeitamente que ele estava mentindo. Luiza então prendeu a bicicleta em sua casa para que o adolescente não sumisse com ela e, na manhã seguinte, foi à delegacia acompanhada do filho.

Leia também: Bicicleta de R$ 40 mil é encontrada à venda em site

O dono da bicicleta, um comerciante que sequer tinha prestado queixa, foi identificado pela polícia. Ele agradeceu à Luiza pela atitude, e ainda disse que, para ele, isso “representava uma esperança em meio a tantas histórias de corrupção no Brasil”.

“Não aceito nada errado”, disse Luiza. “Sou pobre e posso não ter nem onde cair morta. Mas sou digna.”

* Os nomes citados na matéria são fictícios, para preservar a identidade dos envolvidos.