Maratona de Boston: um pedal noturno pelo percurso histórico. Vídeo

O Midnight Marathon Bike Ride prova que a rota histórica da maratona não é apenas para corredores

Que tal pedalar o percurso da Maratona de Boston antes dos corredores?

Enquanto os corredores estavam dormindo na noite anterior à Maratona de Boston, centenas de ciclistas foram para Hopkinton para pedalar pelo mesmo percurso. O Midnight Marathon Bike Ride dá aos que não entraram na corrida – e àqueles que não correm – a chance de aproveitar esta rota histórica.

O fundador deste evento, Greg Hum, disse que o passeio começou em 2009, quando ele era um estudante da Universidade de Boston.

“Começou comigo e com alguns amigos na faculdade, pensando que seria divertido trazer nossas bicicletas para a linha de partida da rota da maratona de Boston, e depois voltar de bicicleta para a cidade, para os nossos dormitórios da faculdade”, disse.

Agora em seu 11º ano, o evento se tornou uma tradição não oficial de Boston. Um ano, em 2013, o Midnight Marathon Bike Ride trabalhou com o trem suburbano de Boston para alugar um trem para levar 700 ciclistas e suas bicicletas até o início.

Após o atentado, em 2013, o trem suburbano do Boston MBTA proibiu bicicletas nos trens durante o fim de semana da maratona, de modo que Hum contratou vans para transportar até 300 bicicletas do centro de Boston até o início, na cidade de Hopkinton. Eles venderam ingressos por US$ 30 para transportar as bicicletas, e o dinheiro é usado para pagar as vans do próximo ano e apoiar programas locais em defesa de bicicletas.

“O melhor é que nós apoiamos programas locais em prol da bikes”, disse Hum.

Os ciclistas encheram o trem das 22:40 da Estação Boston South até o começo, em Hopkinton, onde eles se reuniram com suas bikes. De lá, uma corrente de ciclistas percorreu o caminho. A loja local de bicicletas Crimson Bikes apoiou o passeio com paradas para descanso e assistência mecânica. Alguns moradores ao longo da rota montaram acampamento em seus gramados para torcer pelos ciclistas.

>> Chinesa usa bicicleta para completar maratona

A rota, que privilegia declives, tornou o rolê amigável para ciclistas casuais, e até mesmo outros modos de transporte.

“Nós tivemos pessoas com monociclos”, disse Hum. “Pelo menos um monociclo a cada ano vem para cá, desde que fiz o evento. Nós tivemos vários patinadores vindo fazer a rota da maratona com a gente no meio da noite. Também já tivemos até skatistas. Temos praticamente todos os meios de transporte. ”

Os ciclistas ainda se depararam com corredores participando da tradição de correr da linha de chegada até o início, para participar da corrida oficial no final da manhã.

Embora o passeio tenha se tornado parte de uma tradição, Hum disse não esperar que ele se torne parte do programa oficial da Maratona de Boston.

“Esse passeio todo depende da ideia de que estamos compartilhando uma tradição com eles, e não em uma capacidade oficial, porque estamos andando de bicicleta e não estamos correndo”, explicou. “E não é uma corrida. Estamos apenas fazendo o passeio puramente de diversão, e se as pessoas decidem competir uma com a outra, isso é problema delas.”