Mongólia, um país perfeito para se conhecer pedalando. Vídeo

Passar 42 dias pedalando e conhecendo uma cultura totalmente nova é algo que renova a nossa percepção

(Foto: pedalea2.com)

Um lugar onde as estradas são perfeitas, o clima é agradável e as pessoas são receptivas. Esta é a Mongólia, país asiático “espremido” entre a Rússia e a China que é perfeito para se conhecer pedalando.

Foi exatamente isso que os espanhóis Raquel Dominguez e Roberto Mateos fizeram há uns anos.

A Mongólia

Este país da Ásia Central tem sido histórica e culturalmente uma terra de pastores nômades, que de tempos e tempos procuram montar suas yurts (as tendas tradicionais mongóis usadas como moradias) em algum lugar bom para as pastagens para seus rebanhos.

>> A mulher que pedalou ao redor do mundo em quatro meses 

Só que esta cultura milenar está seriamente ameaçada pelas mudanças climáticas, responsáveis ​​pela morte de milhões de cabeças de gado nos últimos anos – a sucessão de invernos extremamente severos e verões secos vem reduzindo o capital precioso desses nômades.

Mesmo assim, o povo continua sendo receptivo. É um prazer para eles poder receber e ajudar pessoas de fora.

Raquel e Roberto mantêm o site pedalea2.com, onde compartilham mais detalhes desta e de outras viagens de bicicleta que fazem normalmente ao redor do mundo.

O vídeo a seguir mostra um pouco da jornada do casal pela Mongólia. Foram 42 dias de pedal, em um total de 1.475 km viajados de bike (uma média de 35 km por dia).

E as imagens são inspiradoras para a sua próxima viagem de bicicleta – e quem sabe ela não seja por lá mesmo.