Mundiais de ciclismo serão uma espécie de “olimpíada” a partir de 2023

UCI vai organizar campeonatos mundiais “combinados” daqui a 4 anos

(Foto: Getty Images)

A cada quatro anos, a partir de 2023, todos os eventos “campeonato mundial” da UCI serão realizados em uma única cidade, começando por Glasgow, na Escócia. Será um novíssimo formato aos mundiais de ciclismo.

Fora as Grandes Voltas, os principais confrontos globais do ciclismo profissional acontecem todos os anos através dos campeonatos mundiais.

Eles são organizados pela UCI, o órgão de direção internacional do esporte, e esses eventos acontecem em diferentes locais ao longo do ano, enquanto os ciclistas competem pelo título mundial em sua disciplina. (Os mais recentes foram os Campeonatos Mundiais de Cyclocross de 2019 , realizados na Dinamarca, no início deste mês.)

Leia também: Como o Zwift inspirou um campeonato mundial

Mas isso vai mudar a partir 2023, quando a UCI planeja consolidar todas as suas séries de corridas do campeonato mundial em um único evento, no melhor estilo “olimpíada”, hospedando as competições em uma única cidade.

Mundiais de ciclismo combinados: Glasgow será a primeira cidade-sede

O presidente da UCI, David Lappartient, revelou a mudança na última sexta-feira, anunciando que Glasgow, na Escócia, sediará todos os 13 campeonatos mundiais em 2023.

“Esta competição será histórica e inovadora, e será realizada durante duas semanas de agosto de 2023”, disse Lappartient durante um evento de imprensa em um velódromo de Glasgow.

Os campeonatos mundiais incluem a maioria das disciplinas de ciclismo, com atletas competindo pelas camisas “arco-íris” em eventos de estrada, pista, mountain bike, ciclocross, BMX, paraciclismo e ainda ciclismo artístico.

“A partir de 2023, o Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI será realizado a cada quatro anos, em cada ano pré-olímpico”, foi dito através de um comunicado oficial. “Ao longo de várias semanas, a cidade (ou a região) anfitriã então se tornará a verdadeira capital mundial do ciclismo.”

Segundo o assessor de imprensa da UCI, Louis Chenaille, nos anos seguintes os campeonatos mundiais seguirão seu formato tradicional, sendo hospedados em locais diferentes ao redor do mundo. Apenas o evento combinado ocorrerá a cada quatro anos.