O campeão de pista Chris Hoy dá 4 dicas para pedalar e ler mais

Quer viciar seus filhos em leitura e em bicicletas ao mesmo tempo? Conheça a série Fergus Voador, escrita por pelo campeão olímpico de pista Chris Hoy

Chris Hoy com os livros da série Fergus Voador

Ao se aposentar da carreira de ciclismo, os profissionais tomam rumos inesperados, que vão bem além de virar técnico de ciclismo. Chris Roy foi campeão olímpico de pista seis vezes (seis ouros e uma medalha de prata), onze vezes campeão mundial e, aposentado desde 2013, tem se dedicado a… livros infantojuvenis. Sobre ciclismo, claro. Fergus Voador é um menino de 9 anos ama sua bicicleta. Ele falou com a Bicycling Brasil e deu quatro dicas para quem quer incentivar a leitura e o ciclismo entre os pequenos:

– “O mais importante é ter prazer na leitura. Precisa praticar bastante para ficar bom… igualzinho a andar de bicicleta.”

– “Você precisa achar histórias que você ame, e personagens que se conectem com você. Aqueles que fazem você dar risada e que te inspirem. É o que eu espero que Fergus Voador traga para jovens leitores: entusiasmo para fazer aquelas coisas sobre as quais eles estão lendo no livro.”

– “Sempre que você sair para pedalar, leve um livro com você. Quando você fizer uma pausa para descansar, aproveite alguns minutos para curtir a leitura.”

– “Não se obrigue a ser perfeito em nada logo que começar algo novo, é a prática que leva à perfeição!”

Sir Hoy criou o universo encantador de Fergus em parceria com a escritora Joanna Nadin. Seu primeiro livro é “Fergus Voador – A bicicleta fantástica”, seguido de “Fergus Voador – O Grande Desafio de Ciclismo”, ambos lançados no Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores. Esse ano, a editora lançou também “O incrível duelo dos biscoitos”, mais um episódio das aventuras de Fergus, que dessa vez descobre uma intriga secreta que pode fazer com que muitas pessoas na cidade não consigam mais pedalar.

Como nos dois primeiros livros da série, Fergus tem desafios a vencer que dependem de trabalhar duro, encarar os desafios com determinação, coragem e caráter, acreditar muito na sua equipe e não perder a esperança para realizar seu sonho: o tipo de coisa que o ciclismo nos ensina tão perfeitamente.

Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, Chris Hoy esteve no Brasil para acompanhar as competições e falou sobre Fergus Voador:

COMPARTILHAR