O que levou 30 mil abelhas a pousarem em uma bicicleta?

Segundo especialista, quando isso acontece é por que a colmeia teve que se dividir em duas. Entenda:

(Foto: NYPD 1st Precinct)

Era um domingo (16 de junho), quando um enxame de aproximadamente 30 mil abelhas decidiu pousar em uma bicicleta que estava estacionada no bairro de Tribeca, em Nova York (EUA).

Os apicultores da NYPD então foram chamados para resgatar as abelhas e liberar a bike. Eles acreditam que simplesmente o fato de uma abelha rainha ter estacionado no quadro da bicicleta fez com que outras milhares de abelhas fizessem o mesmo.

>> Ele tomou 500 picadas de abelhas e foi pedalando pedir socorro

Segundo Michael Lauriano, especialista em fazer resgates de abelha para a polícia nova-iorquina, quando um enxame de abelhas aparece do nada em determinado lugar – como na bike –, geralmente é por que na verdade houve uma separação de colmeia. Isso acontece porque a população da colmeia se tornou grande demais, e elas então se dividem em duas partes.

O que levou, portanto, 30 mil abelhas a se aglomerarem em uma bicicleta? A resposta é bem mais simples do que se imagina: é provável que a abelha-rainha simplesmente parou na bicicleta para descansar rapidamente – e o resto da colmeia aproveitou o embalo e fez o mesmo.

Lauriano conseguiu remover o enxame com segurança, liberando a bike ao dono. Após o resgate, ele levou as abelhas ao seu apiário pessoal, em Long Island, no sudeste do estado de Nova York.

Segundo Lauriano, já é o décimo enxame que ele viu na cidade em 2019 – o que corresponde ao total do ano passado. Seria algo promissor para o crescimento populacional desses insetos em extinção.

Nos Estados Unidos, algumas cidades como Nova York têm unidades específicas para atender a casos de abelhas. No Brasil, o serviço geralmente é repassado ao Corpo de Bombeiros (tel. 193).