O que acontece quando você toma um susto em cima da bike

Aquela fina no trânsito, um trecho técnico no mountain bike ou aquela “triscada” que quase te joga no chão no pelote: veja como seu corpo reage ao medo no pedal

O olhão arregalado ajuda mesmo na visão quando se está numa situação de risco. Ilustração: Greg Kletsel

Por AC Shilton

Seus olhos

Sabe quando um personagem de desenho animado arregala os olhos porque está preso nos trilhos e o trem vem vindo? Não é à toa. Quando você toma um susto, seus olhos se arregalam de verdade, para você ver melhor e processar ameaças (como o ciclista desajeitado no pelotão passando perigosamente perto) e rotas de fuga (como o espaço que se abre na frente dele). Um estudo de 2013 publicado no jornal Psychological Science descobriu que pessoas com “cara de susto” tinha visão periférica 9,4% melhor do que as que fizeram cara de nojo ou neutra.

Pescoço e ombros

Os músculos ficam imediatamente tensos numa situação de risco, o que pode destruir sua capacidade de manejar a bicicleta com precisão. Para reduzir a margem de erro, relaxe os ombros – movimentos circulares e de levantar e deixar os ombros caírem podem ajudar.

Coração

O corpo libera adrenalina quando você se assusta, o que causa aumento imediato dos batimentos cardíacos. É parte do sistema de resposta “lute ou corra”, explica a socióloga Margee Kerr, autora do livro “Grite: aventuras de arrepiar na ciência do medo” (Scream: Chilling Adventures in the Science of Fear, no original). “Essa resposta do coração serve justamente para nos preparar para ação rápida e forte.”

Mãos e pés

Se você já agarrou o guidão com as mãos pegajosas depois de sprintar para fugir de um cachorro, você sabe que o perigo pode deixar suas extremidades geladas. Isso porque o corpo bombeia todo o sangue disponível para os músculos, pulmão e coração, deixando você pronto para a fuga.

Bexiga

“Se mijar de tanto medo” não é só uma expressão forte, diz a psicóloga Denise Dixon. O aumento nos seus batimentos cardíacos pode acionar os rins e fazê-los trabalharem mais rápido – está armada a corrida para o banheiro mais próximo! A vontade de fazer xixi só piora a ansiedade geral, então esvazie a bexiga antes de partir para um downhill tenso.

Pele

Escapar de uma ameaça dá trabalho. Seu corpo antecipa a agitação e começa a suar para evitar hiperaquecimento. Mas se você não saiu pedalando a milhão, você não vai suar, certo? Aí, o outro mecanismo natural do corpo para regular sua temperatura é tremer.