O que você deve fazer depois de pedalar na chuva

O tempo chuvoso não pode arruinar -- nem você, nem sua magrela

Andar de bicicleta na chuva também é diversão, certo? (Foto: Getty Images)

Pedalar na chuva pode ser divertido (lembra daquela época em que você adorava passar nas poças d’água? Pois é, muita gente ainda é assim). Mas às vezes andar de bicicleta na chuva é um mal necessário (todos estamos sujeitos a pegar uma tempestade pelo caminho). O importante é saber que, depois de pedalar na chuva, além de você se proteger, é preciso tomar um certo cuidado com sua bicicleta. Portanto, siga estas dicas a seguir para que você nem sua bike sofram com o clima úmido.

  1. Limpe a bicicleta o mais rápido possível

Uma bicicleta cheia de lama significa ter mais trabalho depois, quando o barro estiver seco e grudado no quadro e nas partes “vitais”, como câmbios e freios. Mesmo que não seja a lavagem definitiva, isso vai facilitar, além de poupar as peças. É melhor usar uma mangueira de jardim, pois máquinas de alta pressão podem causar danos aos rolamentos e outras peças.

  1. Troque de roupa imediatamente

Depois de pedalar na chuva, trocar sua bermuda ou bretelle por uma roupa seca e limpa é a melhor maneira de se manter longe de bactérias e evitar possíveis feridas.

  1. Dê uma esguichada na roupa também

Sujeira é mais abrasiva quando seca. Portanto, nada melhor do que bater uma mangueira na sua bermuda e na Jersey para evitar manchas nas roupas mesmo depois de lavadas.

Outras notícias recomendadas a você:
* O que fazer se começar uma tempestade durante o pedal
* 5 erros ao lavar suas roupas de ciclismo
* Compre uma bicicleta por menos de R$ 2 mil
  1. Deixe as roupas de molho

Assim que esguichou as roupas, lave-as imediatamente com detergente líquido e as deixe de molho antes de colocar na máquina de lavar. Quando a lama seca, é aí que mancha a roupa, principalmente em cores claras.

  1. Lave bem os equipamentos

Lavar suas roupas impermeáveis é uma garantia de que vai prolongar a vida útil desses equipamentos. Tome cuidado para não deixar sua jaqueta impermeável secando ao sol, pois isso pode ser prejudicial à membrana impermeável. Mas se sua capa não estiver tão suja, pule a máquina de lavar roupa, enxaguando-a apenas com uma mangueira.

  1. Depois de pedalar na chuva, dê atenção à corrente

A corrente costuma levar uma surra durante um pedal na chuva. Por isso é recomendado passar uma escova nela, a fim de remover a sujeira e evitar que ela se transforme em ferrugem depois de seca. E antes do próximo pedal, lembre-se de lubrificá-la.

  1. Vá aos detalhes

Sapatilhas também precisam ser lavadas. Depois disso, forre-as com jornal, que são excelentes para sugar a umidade. Veja se as almofadas de seu capacete estão limpas, e deixe-as secar – colocar um capacete feio, encharcado e fedorento para começar a pedalar é péssimo.