Percurso do Tour de France 2019 é revelado: recorde em subidas

O Tour de France 2019 está marcado para começar no dia 5 de julho em Bruxelas, Bélgica

Escalada ao Bisanne durante a 11ª etapa do Tour de France 2018 (Foto: JEFF PACHOUD/AFP/Getty Images)

O percurso do Tour de France 2019 terá 30 escaladas, com cinco finais em topo de montanha e apenas 54 km de contrarrelógio. Segundo os organizadores, foi uma forma de incentivar as fugas e os ataques.

Três das montanhas com final no topo terão mais de 2 mil  metros, e haverá etapas alpinas consecutivas – Col d’Izoard, o Col du Galibier e o Col d’Iseran, esta última com 2.770 metros de altitude (a estrada pavimentada mais alta da Europa). E a penúltima etapa do Tour de France 2019 pode definir o “camisa amarela”: na 20ª etapa, uma subida de 33 km, chegando aos 2.365 metros no Val Thorens, certamente vai esquentar a briga pelas primeiras colocações.

“Este será o Tour de France mais alto da história”, disse o diretor da prova, Christian Prudhomme.

Leia também: Troféu do Tour de France 2018 é roubado na Inglaterra 

Além das montanhas, haverá etapas planas para presentearem os velocistas e sprinters.

Tour de France 2019: Largada na Bélgica por um bom motivo

O Tour de France 2019 terá 3.460 km de percurso total. Ele larga em Bruxelas, Bélgica, no dia 6 de julho, e chega a Paris no dia 28 de julho.

Para Prudhomme, colocar a Bélgica no mapa do Tour de France 2019 é uma maneira de homenagear Eddy Merckx, 73 anos, o maior campeão do ciclismo de estrada de todos os tempos.

A escalada começa na sexta etapa. De lá, a prova segue para os Pirineus, onde haverá um contrarrelógio, a escalada ao famoso Tourmalet e uma etapa que cruza o Mur de Peguere. Já os últimos embates serão nos Alpes.

E, segundo os organizadores, a disputa feminina, o La Course, será um evento de um dia: cinco voltas em um circuito, cobrindo uma distância de 120 km.

Clique AQUI para assistir a uma animação 3D do percurso do Tour de France 2019 no site oficial do evento.