Inovação: pneu com zíper promete facilitar a vida de ciclistas

A curiosa invenção é séria, uma ideia que partiu de uma startup norueguesa

pneu com zíper
Facilidade: O pneu mutante reTyre

Se você pedala pela cidade e pelas trilhas e só possui uma bike, então você provavelmente está constantemente trocando os pneus de sua bicicleta. É nessas pessoas que pensaram os inventores da reTyre, uma marca de pneus criada através de financiamento coletivo que inventou o “pneu com zíper”.

Isso mesmo. Trata-se de uma das invenções mais loucas que já vimos em matéria de pneus. A reTyre, uma startup norueguesa, quer possibilitar que os pneus se acoplem e se separem através de zíperes, permitindo que uma bicicleta vai de um modelo urbano a uma mountain bike – e vice-versa – em questão de segundos.

O conceito é tão básico quanto parece. E, segundo os inventores, as trocas são tão fáceis quanto fechar uma jaqueta.

Leia também: 6 bikes que cabem no seu bolso.

Pneu com zíper: leque de opções

Disponíveis em praticamente todos os tamanhos (26, 27,5, 28 e 29 polegadas), o reTyre é constituído basicamente por um pneu base, que fica grudada ao aro, e outras “peles” intercambiáveis, que se adaptam aos mais diversos terrenos, entre o asfalto e a neve ou terra.

Segundo o fabricante, tanto o material do pneu quanto à qualidade dos zíperes são de primeiríssima. Mesmo assim, o preço ainda é salgado – todo o sistema pode chegar a US$ 300.

E para você, um pneu com zíper como este seria útil?