Por que você não deve usar o celular enquanto dirige. Vídeo

Motorista se distrai ao telefone e bate o carro. Ele foi avisado sobre o perigo minutos antes por um ciclista

Para responder mensagem, pelo menos pare no acostamento (Foto: Getty Images)

Na Escócia, o ciclista Dave Brennan flagra um motorista que mexe no celular enquanto dirige e emparelha a bicicleta para alertar sobre o perigo disso. Momentos depois, o motorista, que insistiu que poderia dirigir usando o telefone, bateu o carro. Toda a cena foi gravada pela câmera no capacete de Dave (veja o vídeo editado no fim deste post; e para ver o vídeo na íntegra, clique AQUI).

Esta história aconteceu próximo a Glasgow, quando um motorista reclamou que Dave estava pedalando muito devagar – de acordo com o jornal The Scotsman.

Mas o ciclista viu que o motorista estava distraído ao celular.

Leia também: Velo-City 2018 – cidade para as pessoas

Dave então repreendeu o motorista, que respondeu que era realmente capaz de dirigir com segurança teclando no telefone. “São pessoas como você que matam ciclista e pedestres”, retrucou Dave.

Usar o celular enquanto dirige: multa e pontos na carteira

No Brasil, usar o celular enquanto dirige custa uma multa de aproximadamente R$ 300 (que pode se somar a outras penalidades), além de 7 pontos na CNH. Na Escócia, a multa é o equivalente a quase R$ 1 mil, além da punição na carteira de habilitação.

A experiência vivida por este ciclista mostra como ainda existem motoristas agressivos e sem noção. “Os ciclistas pensam que são os donos das ruas”, chegou a dizer o motorista em questão.

O trânsito lento impediu que o motorista se distanciasse, e Dave o acompanhou por um bom tempo. No ápice da conversa, que já quase se transformava em discussão, o motorista acelerou e bateu no carro da frente.

Dave disse que ofereceu suas imagens para o motorista da frente como prova, mas ele preferiram resolver entre eles.