Porque pedalar é o melhor jeito de perder peso

Quer perder peso de vez? Saiba porque a bicicleta é o melhor aparelho de boa forma que você vai ter na sua vida

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Por Selene Yeager

Trabalho como treinadora profissional há 21 anos e cheguei faz tempo à conclusão de que, se você está procurando o melhor exercício para perder peso e continuar magro, nada supera o ciclismo. Com o passar dos anos, eu vi muitos clientes diminuírem seu tamanho pela metade e soube de leitores que perderam mais de 50 quilos incluindo a bike no seu arsenal de perda de peso. Claro que junto com uma dieta saudável – mas você já sabia disso, né?

Qual a diferença do ciclismo? Resumindo, ele te faz mais feliz, diz Jimmy Weber, que com 1,85 m e 118 kg não é um ciclista pequeno, mas agora está 70 kg mais leve do que seu peso máximo de 186 kg, sete anos atrás. Ele começou a perder peso com ajuda de uma cirurgia bariátrica e caminhada, muita caminhada. Mas caminhar 10 km por dia começou a ficar chato e correr estava fora de questão. “Sou grande demais e o impacto iria me fazer mais mal que bem”, diz. Embora ele pague academia, acha difícil manter a disciplina. Já com a bike é outra história.

Weber comprou sua primeira bike em 2011 e passou de 30 mil quilômetros nos 5 anos que se seguiram, incluindo muitos pedais de clube e provas pelo caminho. “Pedalar é variado no que se refere a perda de peso. Você pode girar forte e queimar muito carboidrato, ou pedalar girando alto e queimar gordura. Eu não seria tão feliz se tivesse que manter o peso só com dieta.”

Weber está falando a verdade. Se você precisa se convencer ainda, veja mais razões que mostram que bike é a melhor escolha para perder peso.

Porque não é pelo exercício

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A pesquisa é definitiva: a maior parte das pessoas que fazem exercício porque precisam acabam largando. Cerca de 80% das pessoas que começam a se exercitar jogam a toalha em menos de um ano. A empolgação do começo passa e elas procuram coisas mais interessantes para fazer. Mas pedalar é divertido, você pode explorar outros lugares, conhecer cenários lindos, e sentir o ar fresco no rosto. Você não fica olhando o relógio de minuto em minuto ansioso para aquilo acabar. Você está curtindo – e nem percebe que está fazendo exercício.

É fácil chegar à sua frequência cardíaca máxima

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A ciência do exercício mostra que treinos intervalados de alta intensidade são uma maneira fácil de melhorar sua forma, acelerar seu metabolismo e estimular a produção dos hormônios do crescimento, que também ajudam você a queimar mais gordura. Não tem forma melhor de chegar a sua frequência cardíaca máxima sem impacto, só com esforço. Ache um trecho tranquilo de estrada ou de trilha – melhor ainda se tiver uma leve inclinação – e pedale. Dê seu máximo por 10 a 20 segundos, alivie pelo dobro do tempo (20 a 40 segundos), e repita 8 vezes. Descanse 4 ou 5 minutos e faça de novo.

É bom para suas articulações

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Pedalar é tão suave com suas articulações que é frequentemente recomendado como o melhor exercício para pessoas com problemas nas articulações ou artrite. É preciso conferir se o bike fit está bem feito. Mas com a bike devidamente ajustada e um bom aquecimento, você pode aumentar o ritmo sem forçar quadris e joelhos.

Você vai fazer amigos

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Estudos indicam que incentivo social – como ter um ou dois parceiros de treino – aumenta dramaticamente a probabilidade de você manter sua rotina de treino, e consistência é a chave para melhorar sua forma e perder peso extra. Pedalar é um esporte tão social que tem até nome para o coletivo de ciclistas: pelotão. É fácil achar grupos locais com o perfil que você busca para pedalar junto.

Até o rolo pode ser divertido

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A maior parte das atividades outdoor fica tenebrosa se você precisa fazer indoor, como correr na esteira. Mas com ajuda de aplicativos como Zwift, Sufferfest e TrainerRoad, assim como aulas de spinning, podem tornar o pedal no rolo ou na ergométrica divertido. Isso quer dizer que mesmo com tempo ruim, você vai continuar curtindo treinar.

Você pode pedalar o dia todo

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Que outro esporte permite que você percorra 100 km ou 150 km de uma vez? Queimar gordura trocando ideia com seus amigos e dando um rolê por algumas horas é divertido. Para perder peso, reduza seus lanches para no máximo 200 calorias por hora e você vai criar um ótimo déficit de calorias com os treinos.

Cabe na sua vida

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A beleza da bike é que ela não precisa tomar uma parte do seu dia, como academia. Pedalar para ir ao mercado, ao trabalho ou trocar o carro pela bike em outros deslocamentos pode somar horas de atividade durante a semana valiosa para perder peso sem perceber.

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