Proteína em excesso não é bom, diz estudo

Não supervalorize as proteínas. Proteínas são vitais, sim, mas em excesso podem ser ruins.

(Foto: Getty Images)

Não supervalorize a proteína. Proteínas são vitais, sim, mas em excesso podem ser ruins.

Recentemente um estudo descobriu que dietas com altas doses de proteína aumentam em 49% o risco de insuficiência cardíaca.

Outras pesquisas mostraram que pessoas que consomem grandes quantidades de proteína, especialmente em forma de carne vermelha e processada, estão mais propensas à obesidade ou a desenvolver diabetes tipo 2 e câncer de cólon.

“A maioria das dietas proporciona quantidades adequadas de proteína, e ciclistas não obtêm nenhum benefício de uma alimentação com doses extras dela”, diz Tom Sanders, professor de nutrição e dietética do King’s College de Londres (Reino Unido).

Suplementos cumprem o propósito?

Os suplementos de vitaminas e minerais mais populares não aportam nenhum benefício significativo à sua saúde e tampouco a prejudicam, mostra um novo estudo.

A pesquisa descobriu que multivitamínicos, vitamina D, cálcio e vitamina C não provocaram nenhum risco ou vantagem na prevenção de problemas cardiovasculares, ataque cardíaco ou morte prematura.

No entanto, ciclistas podem se beneficiar de comprimidos de vitamina D no inverno, em lugares com temperaturas muito baixas. “É difícil obter vitamina D suficiente por meio da alimentação”, diz a nutricionista Renee McGregor.

“Nós a produzimos dentro do nosso corpo a partir dos raios de sol, e ela possui um papel importante na saúde dos ossos, na recuperação muscular, no sistema imunológico, então ciclistas podem se beneficiar da suplementação no inverno.”

Além de proteína, vitamina: opte por comida de verdade

A tabela a seguir enumera alimentos que são ótimas alternativas aos suplementos

Vitamina A

Carne vermelha, pimentão-vermelho, queijo de cabra, ovos.

Vitamina B

Feijão, cogumelos, amêndoas, arroz integral.

Vitamina C

Kiwi, brócolis, tomate, batata-doce, pimentão-verde.

Vitamina D

Salmão, queijo cottage, gema de ovo, fígado de boi.